A ideia de que o sangue pode devolver a vida ao homem é propagada há milhares de anos. Povos nativos das Américas, da África e até mesmo romanos tomavam um gole do sangue de guerreiros moribundos, a fim de absorver sua força. Hoje, a ciência tem investido em pesquisas para entender como os componentes do sangue podem de fato auxiliar na recuperação da saúde e, quem sabe até, atrasar o envelhecimento.
Na respeitada Universidade Stanford, na Califórnia, um grupo de cientistas faz testes inéditos com pessoas que desenvolveram o mal de Alzheimer. Causada pela morte de células cerebrais, a doença provoca a perda de funções cognitivas, como a memória, a orientação, a atenção e até a comunicação. A pesquisadora Sharon Sha, especialista em comportamento neurológico, é a responsável pelo experimento. Desde 2014, pacientes voluntários têm recebido doses de plasma sanguíneo doado por pessoas jovens e sadias.
O objetivo é repetir em humanos o que os colegas dela conseguiram com ratinhos de laboratório. “Ainda não analisamos os resultados. Queremos reunir os dados de 18 pacientes e, aí sim, poderemos tirar conclusões”, diz Sharon. O coordenador geral da pesquisa é o professor de neurologia Tony Wyss-Coray. Alguns anos atrás, ele se associou ao cientista e empresário Karoly Nikolich e montou a empresa Alkahest, financiada por um bilionário chinês, para “prolongar a saúde humana contra o processo do envelhecimento”.
Desde então, Coray tem participado de eventos e feito palestras em fóruns de grande repercussão para explicar seus experimentos. Em um vídeo gravado no laboratório da universidade ele narra o comportamento de dois hamsters: “Um deles é jovem e escapa rapidamente de um labirinto. O outro, mais velho, tem dificuldade para memorizar o caminho de saída. Transferimos o sangue do rato jovem para o organismo do outro e veja o resultado!”: o ratinho envelhecido escapa pelo buraco correto em apenas alguns segundos.
O vídeo com os ratinhos ilustra o que a equipe de Coray tem obtido nos laboratórios de Stanford. Em 2008, um de seus alunos reuniu uma boa quantidade de informações sobre cobaias que compartilhavam sangue. O processo é conhecido como parabiose: os ratos têm um pedaço da pele retirado na lateral do corpo e são costurados, dois a dois. Eles cicatrizam juntos e passam a compartilhar a corrente sanguínea. O estudante realizou a parabiose combinando ratos jovens e velhos, e analisou lâminas dos cérebros de todos eles depois. A produção de neurônios havia aumentado consideravelmente nos cérebros das cobaias que recebiam sangue dos mais jovens.
No corpo humano, o sangue percorre 96 mil quilômetros de veias e artérias para levar oxigênio, nutrientes e interligar todos os órgãos. No caminho vão hemácias, plaquetas, leucócitos e mais de 700 tipos de proteínas. Apesar dos avanços da hematologia, ele continua a ser um fluido cheio de mistérios. Segundo a equipe de Coray, a razão para o envelhecimento dos tecidos está no sangue – mais exatamente, nessa enorme variedade de proteínas que ele transporta. Com o passar dos anos, as moléculas proteicas que levam ao crescimento dos tecidos deixam de ser produzidas. No mesmo passo, as proteínas que causam inflamações começam a aparecer em maior quantidade. A Alkahest planeja identificar e isolar essas proteínas, e desenvolver uma fórmula para reverter o envelhecimento.
Nos testes em Stanford, os voluntários com Alzheimer recebem apenas o plasma sanguíneo – a parte líquida do sangue, de cor amarelada, que contém plaquetas, proteínas e sais minerais. Embora o experimento esteja em fase inicial, cientistas de outros centros de pesquisa no mundo já se mostram preocupados com a publicidade que esse tipo de experiência pode alcançar. A possibilidade do rejuvenescimento faz brilhar os olhos de muita gente e o plasma sanguíneo já é comercializado em alguns países sem muita dificuldade.
A hematologista Angela Cristina Malheiros Luzo, da Unicamp, alerta para a necessidade de se respeitar todas as etapas da pesquisa científica. No Brasil, uma resolução do Conselho Federal de Medicina determina que procedimentos com aplicação de PRP (o plasma rico em plaquetas) sejam mantidos em nível experimental, respeitando os protocolos de ética científica. “Mesmo assim, ortopedistas e dentistas têm usado plasma em seus pacientes, com a promessa de acelerar o processo de cicatrização pós-cirurgia”, diz Angela.
Até 2050, 2 bilhões de pessoas no mundo terão mais de 60 anos de idade. Se hoje o mercado da saúde já é um dos mais lucrativos do mundo, em alguns anos a busca por remédios, tratamentos e fórmulas será ainda maior. Investir em pesquisas com plasma parece ser um negócio promissor, mas há muito a se estudar sobre seus componentes. “Até onde os fatores de crescimento podem estimular a produção de células sem afetar o equilíbrio do organismo? Ainda estamos longe de responder”, afirma Angela.
Aproveite por 7 DIAS GRÁTIS e após só R$ 4,19/semana.
Insira o número do seu celular
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· E receba dicas que toda mulher precisa saber!
Insira o número do PINCODE
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· Receba dicas que toda mulher precisa saber!
Como adquirir o serviço?
Basta enviar do telefone a palavra MULHER para o numero 8111, ou acessar o portal www.timespacomulher.com.br do seu computador, tablet ou diretamente do seu celular. No primeiro acesso ao portal web, você devera se registrar e em seguida receberá uma senha via SMS para acessar o portal.
Como faço para cancelar o serviço?
Basta enviar, do número assinado no serviço, a palavra SAIR para o numero 8111.
Como funciona o período de utilização gratuita do TIM Espaço Mulher?
O usuário que assinar o serviço terá 7 dias grátis para testar o serviço. Esta gratuidade só poderá ser usada uma vez por usuário (Numero TIM). Ao optar por experimentar, o usuário estará concordando em assinar o serviço, sendo automaticamente debitado na semana seguinte, salvo se o usuário desistir e cancelar a assinatura dentro do prazo de experimentação.
De onde posso acessar o portal web?
O portal web do TIM Espaço Mulher é compatível com celulares, tablets e computadores que rodem algum dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e demais sistemas que possuam navegadores web atualizados.
Como faço para acessar o conteúdo do serviço TIM Espaço Mulher?
Somente clientes TIM que possuem assinatura do TIM Espaço Mulher podem acessar o conteúdo desse serviço. Para assinar o serviço basta enviar a palavra “MULHER” para 8111 ou acessar o site www.timespacomulher.com.br
Posso acessar o sistema TIM Espaço Mulher off-line?
Para utilizar o sistema TIM Espaço Mulher, o dispositivo deve estar conectado à internet. Sem internet, você terá acesso apenas ao que foi recebido no celular (SMSs, WAP).
Que conteúdo terei acesso no portal web?
O portal TIM Espaço Mulher e um espaço repleto de conteúdos do interesse de toda mulher. Nele o usuário vai encontrar diversos tópicos como a seguir:
Todo assinante ativo pode acessar a qualquer momento, pela internet, por celular, tablet ou computador, os conteúdos completos do serviço. Quantas vezes quiser e todos os dias, desde o primeiro. Sem limite semanal ou diário.
Meu celular é pré-pago. O que acontece se eu ficar sem crédito?
Sem crédito, você não poderá renovar sua assinatura. Ficará sem receber novos conteúdos no celular e sem acesso ao conteúdo do portal web.
Ao colocar crédito e renovar a assinatura, você receberá novos conteúdos a partir do dia em que parou (exemplo: se você havia assinado até a semana 10, passará a receber o conteúdo da semana 11, ou seja, do dia 51 em diante). Com a renovação, você retoma o acesso a todos os conteúdos do portal web, desde o dia 1. Após 60 dias sem créditos, você é desligado(a) automaticamente do serviço.
Se eu cancelar minha assinatura, ainda poderei acessar os conteúdos do site TIM Espaço Mulher?
Ao cancelar sua assinatura, seu número é desabilitado e você perde o acesso aos conteúdos site TIM Espaço Mulher e todos os demais canais (aplicativo e SMS). Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar.
Cancelei a assinatura e me arrependi. O que faço?
Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar. Sua assinatura será reativada e você poderá acessar todo o conteúdo do portal.
Posso baixar os conteúdos?
O serviço não permite baixar os conteúdos, mas você pode acessá-los quantas vezes quiser, durante a validade de sua assinatura, ou imprimi-los, se desejar.
Posso baixar os vídeos?
O serviço não permite baixar os vídeos. Você pode acessá-los quantas vezes quiser durante a validade de sua assinatura.
Posso compartilhar os arquivos com outras pessoas?
A assinatura é exclusiva, vinculada ao número do seu celular TIM. Por isso, o serviço não permite compartilhamento de arquivos.
O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais
O serviço estará disponível para planos pré pago, pós pago e controle e para aparelhos celulares, tablets e computadores dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e aparelhos feature phones.
O usuário poderá acessar o serviço em qualquer um dos seguintes canais: Aplicativo, WEB/WAP ou SMS.
Ao assinar o serviço, o cliente terá 7 dias grátis e após será tarifado por R$ 4,19/semana, permitindo que o cliente tenha acesso ilimitado aos conteúdos do serviço TIM Espaço Mulher. A assinatura do serviço será renovada automaticamente a cada 7 dias.
O uso do serviço do “TIM Espaço Mulher” implica em aceitar a existência e o conteúdo deste Regulamento dos Termos e Condições Gerais de Uso pelo Cliente. Portanto, o Cliente que não estiver de acordo com o presente instrumento não deve aceitar e utilizar os serviços oferecidos pelo “Tim Espaço Mulher”.
Ao acessar as páginas do site TIM Espaço Mulher, você concorda com a nossa política de privacidade.
Coleta de Dados Gerais
A TIM se compromete a proteger a privacidade dos visitantes de seu site não se envolvendo na prática de venda ou intercâmbio de dados pessoais com terceiros para fins promocionais. Entretanto, a TIM efetivamente coleta, utiliza e divulga algumas informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política de Privacidade. Ao utilizar o nosso Site, você reconhece e aceita a coleta, utilização e divulgação de informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política.
Coleta de dados do usuário
A TIM coloca informações em seu computador (cookies) para permitir sua identificação e melhorar a qualidade das informações que ela oferece para seus clientes em seu portal. A utilização de cookies constitui uma prática aceitável na indústria, pois permitem gravar alguns dados importantes, como o número de vezes que você acessou o site, para que mais tarde possamos não exibir um conteúdo repetido, por exemplo. Se não desejar receber cookies, ou desejar ser notificado quando serão colocados, você poderá programar seu Web browser (navegador da Web) para tanto, caso seu browser disponha deste recurso. Poderá ser necessário que a TIM solicite informações pessoais como, por exemplo, nome, e-mail, número de telefone e modelo do seu aparelho celular. A TIM poderá utilizar estas informações para responder às suas solicitações por e-mail ou telefone.
Além das informações pessoais que você nos fornece, o presente Site utiliza tecnologia que permite à TIM coletar determinadas informações técnicas. Estas informações técnicas incluem seu endereço de protocolo de Internet, o sistema operacional de seu computador, o tipo de browser e o endereço de websites de referência. A TIM não irá fornecer as informações apresentadas a terceiros sem sua permissão, exceto quando para responder às suas solicitações ou consultas, ou se, de boa fé, a TIM acreditar que a divulgação das informações é necessária para responder a reclamações de que o conteúdo que você submeteu ao presente Site infringe os direitos de terceiros ou é necessária para proteger os direitos, propriedades e/ou segurança da TIM, dos usuários do website da TIM e/ou do público em geral.
A TIM também tem o direito, mas não a obrigação, de reter e utilizar as referidas informações armazenadas em nossos bancos de dados, além de outras informações obtidas a partir das atividades atuais ou anteriores do usuário no presente site, por um prazo razoável, que não venha a exceder os requisitos ou limitações legais, para dirimir disputas, solucionar problemas e fazer valer os direitos legais da TIM, assim como os termos e condições da presente Política de Privacidade ou das Condições de Venda de Produtos do presente Site. Em raras ocasiões, a TIM poderá examinar suas informações de modo a identificar usuários com múltiplas identidades ou pseudônimos para fins legais e/ou de segurança. Queira também observar que, se a TIM for obrigada por lei, ordem judicial ou outro processo legal a divulgar alguma de suas informações pessoais a um tribunal ou a terceiros, ira fazê-lo. Por meio deste instrumento você autoriza a TIM a divulgar informações sobre sua pessoa para qualquer dos fins acima indicados.