Alexandra Loras, 39 anos: a ex-apresentadora de TV e esposa de um diplomata francês encontrou no Brasil um espaço propício para defender os direitos das mulheres negras
A jornalista francesa Alexandra Loras chegou ao Brasil em 2012, acompanhando o marido, Damien Loras, cônsul-geral do seu país. Durante algum tempo sua principal atividade foi promover eventos na residência consular, nos quais muitas vezes os convidados a confundiam com uma serviçal por ser negra. Aos poucos, porém, ela encontrou terreno fértil para estimular o debate sobre preconceito, liderança feminina e os direitos da mulher negra no Brasil. A recepção calorosa às suas ideias levou a família a se afastar das atividades consulares e a permanecer no Brasil, onde Alexandra faz cerca de cem palestras por mês e lança em agosto o livro Gênios da Humanidade, sobre negros de destaque na história. Ela fala sobre sua trajetória na entrevista a seguir, concedida à repórter Marcela Caetano, da Revista Planeta.
Como surgiu a ideia do livro?
Durante o mestrado que fiz no Instituto de Estudos Políticos de Paris, em 2012, li Minhas Estrelas Negras, de Lilian Thuram, ex-jogador de futebol francês. Esse livro me permitiu ver-me como negra em um mundo eurocêntrico e me levou a fazer uma tese sobre a invisibilidade do negro na TV francesa. Quando cheguei ao Brasil, conheci o historiador da USP Carlos Machado, que pesquisava sobre os inventores negros, e decidimos juntar nossos trabalhos.
Por que abordar esse tema?
Na minha família diziam que os negros nunca inventaram nada, como se fôssemos uma raça inferior. O livro mostra o contrário e fala de personalidades como Teodoro Sampaio, Machado de Assis e André Rebouças.
Como foi crescer nesse ambiente familiar?
Tenho quatro irmãos, brancos, loiros ou ruivos. Temos a mesma mãe e pais diferentes, mas apenas eu nasci negra. Na minha infância e juventude sofri preconceito, mas não entendia o motivo da exclusão e de ser inferiorizada, porque circulava nos mesmos ambientes que eles. Como fui criada por brancos, cheguei a pensar sobre os negros como eles. Depois, pesquisando, percebi que é tudo muito bem feito para que o negro se veja dessa forma.
Como buscou seu espaço no Brasil?
Escrevi um artigo para um grande jornal brasileiro sobre os atentados de Paris em janeiro de 2015. Por isso, recebi um puxão de orelha do embaixador e uma mensagem do Ministério dos Assuntos Estrangeiros francês dizendo que as esposas de diplomatas não podem se expressar na imprensa. Pensei: se estamos defendendo a liberdade de expressão com o jornal Charlie Hebdo, por que eu deveria me calar por ser casada com um diplomata?
Como vê a luta contra o racismo no Brasil?
É preciso elevar o debate sobre o racismo no Brasil. Ele não é tão velado assim. Entrar numa loja de brinquedos onde só há duas bonecas negras quando a maior parte da população brasileira é negra, isso é de um racismo violento. Mais dos que as crianças negras terem seus bonecos negros para brincar, as crianças brancas também precisam tê-los. Assim, os brasileiros se apropriariam da sua representatividade. Há apenas 13% de negros nos Estados Unidos. E aqui são 57%
Como é deixar a vida consular?
Deixar uma carreira de 24 anos para meu esposo, aos 46 anos, não é fácil. Podemos nos afastar entre três e dez anos do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e voltar depois. Mas gosto do desafio de me reinventar na sociedade brasileira sem o papel de consulesa.
Quais são seus planos agora?
Quero fazer um minidocumentário para educar as pessoas. Um racista não se vê assim e não nota quão humilhante é quando você é uma médica de cabelo crespo, por exemplo, e as pessoas perguntam “cadê a médica?”. Trabalhei muito minha estratégia para chegar onde estou e hoje quero dar passagem para outras mulheres negras chegarem onde quiserem chegar. O fato é que não dá para continuar tomando champagne e comendo petit four sem fazer nada.
Aproveite por 7 DIAS GRÁTIS e após só R$ 4,19/semana.
Insira o número do seu celular
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· E receba dicas que toda mulher precisa saber!
Insira o número do PINCODE
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· Receba dicas que toda mulher precisa saber!
Como adquirir o serviço?
Basta enviar do telefone a palavra MULHER para o numero 8111, ou acessar o portal www.timespacomulher.com.br do seu computador, tablet ou diretamente do seu celular. No primeiro acesso ao portal web, você devera se registrar e em seguida receberá uma senha via SMS para acessar o portal.
Como faço para cancelar o serviço?
Basta enviar, do número assinado no serviço, a palavra SAIR para o numero 8111.
Como funciona o período de utilização gratuita do TIM Espaço Mulher?
O usuário que assinar o serviço terá 7 dias grátis para testar o serviço. Esta gratuidade só poderá ser usada uma vez por usuário (Numero TIM). Ao optar por experimentar, o usuário estará concordando em assinar o serviço, sendo automaticamente debitado na semana seguinte, salvo se o usuário desistir e cancelar a assinatura dentro do prazo de experimentação.
De onde posso acessar o portal web?
O portal web do TIM Espaço Mulher é compatível com celulares, tablets e computadores que rodem algum dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e demais sistemas que possuam navegadores web atualizados.
Como faço para acessar o conteúdo do serviço TIM Espaço Mulher?
Somente clientes TIM que possuem assinatura do TIM Espaço Mulher podem acessar o conteúdo desse serviço. Para assinar o serviço basta enviar a palavra “MULHER” para 8111 ou acessar o site www.timespacomulher.com.br
Posso acessar o sistema TIM Espaço Mulher off-line?
Para utilizar o sistema TIM Espaço Mulher, o dispositivo deve estar conectado à internet. Sem internet, você terá acesso apenas ao que foi recebido no celular (SMSs, WAP).
Que conteúdo terei acesso no portal web?
O portal TIM Espaço Mulher e um espaço repleto de conteúdos do interesse de toda mulher. Nele o usuário vai encontrar diversos tópicos como a seguir:
Todo assinante ativo pode acessar a qualquer momento, pela internet, por celular, tablet ou computador, os conteúdos completos do serviço. Quantas vezes quiser e todos os dias, desde o primeiro. Sem limite semanal ou diário.
Meu celular é pré-pago. O que acontece se eu ficar sem crédito?
Sem crédito, você não poderá renovar sua assinatura. Ficará sem receber novos conteúdos no celular e sem acesso ao conteúdo do portal web.
Ao colocar crédito e renovar a assinatura, você receberá novos conteúdos a partir do dia em que parou (exemplo: se você havia assinado até a semana 10, passará a receber o conteúdo da semana 11, ou seja, do dia 51 em diante). Com a renovação, você retoma o acesso a todos os conteúdos do portal web, desde o dia 1. Após 60 dias sem créditos, você é desligado(a) automaticamente do serviço.
Se eu cancelar minha assinatura, ainda poderei acessar os conteúdos do site TIM Espaço Mulher?
Ao cancelar sua assinatura, seu número é desabilitado e você perde o acesso aos conteúdos site TIM Espaço Mulher e todos os demais canais (aplicativo e SMS). Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar.
Cancelei a assinatura e me arrependi. O que faço?
Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar. Sua assinatura será reativada e você poderá acessar todo o conteúdo do portal.
Posso baixar os conteúdos?
O serviço não permite baixar os conteúdos, mas você pode acessá-los quantas vezes quiser, durante a validade de sua assinatura, ou imprimi-los, se desejar.
Posso baixar os vídeos?
O serviço não permite baixar os vídeos. Você pode acessá-los quantas vezes quiser durante a validade de sua assinatura.
Posso compartilhar os arquivos com outras pessoas?
A assinatura é exclusiva, vinculada ao número do seu celular TIM. Por isso, o serviço não permite compartilhamento de arquivos.
O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais
O serviço estará disponível para planos pré pago, pós pago e controle e para aparelhos celulares, tablets e computadores dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e aparelhos feature phones.
O usuário poderá acessar o serviço em qualquer um dos seguintes canais: Aplicativo, WEB/WAP ou SMS.
Ao assinar o serviço, o cliente terá 7 dias grátis e após será tarifado por R$ 4,19/semana, permitindo que o cliente tenha acesso ilimitado aos conteúdos do serviço TIM Espaço Mulher. A assinatura do serviço será renovada automaticamente a cada 7 dias.
O uso do serviço do “TIM Espaço Mulher” implica em aceitar a existência e o conteúdo deste Regulamento dos Termos e Condições Gerais de Uso pelo Cliente. Portanto, o Cliente que não estiver de acordo com o presente instrumento não deve aceitar e utilizar os serviços oferecidos pelo “Tim Espaço Mulher”.
Ao acessar as páginas do site TIM Espaço Mulher, você concorda com a nossa política de privacidade.
Coleta de Dados Gerais
A TIM se compromete a proteger a privacidade dos visitantes de seu site não se envolvendo na prática de venda ou intercâmbio de dados pessoais com terceiros para fins promocionais. Entretanto, a TIM efetivamente coleta, utiliza e divulga algumas informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política de Privacidade. Ao utilizar o nosso Site, você reconhece e aceita a coleta, utilização e divulgação de informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política.
Coleta de dados do usuário
A TIM coloca informações em seu computador (cookies) para permitir sua identificação e melhorar a qualidade das informações que ela oferece para seus clientes em seu portal. A utilização de cookies constitui uma prática aceitável na indústria, pois permitem gravar alguns dados importantes, como o número de vezes que você acessou o site, para que mais tarde possamos não exibir um conteúdo repetido, por exemplo. Se não desejar receber cookies, ou desejar ser notificado quando serão colocados, você poderá programar seu Web browser (navegador da Web) para tanto, caso seu browser disponha deste recurso. Poderá ser necessário que a TIM solicite informações pessoais como, por exemplo, nome, e-mail, número de telefone e modelo do seu aparelho celular. A TIM poderá utilizar estas informações para responder às suas solicitações por e-mail ou telefone.
Além das informações pessoais que você nos fornece, o presente Site utiliza tecnologia que permite à TIM coletar determinadas informações técnicas. Estas informações técnicas incluem seu endereço de protocolo de Internet, o sistema operacional de seu computador, o tipo de browser e o endereço de websites de referência. A TIM não irá fornecer as informações apresentadas a terceiros sem sua permissão, exceto quando para responder às suas solicitações ou consultas, ou se, de boa fé, a TIM acreditar que a divulgação das informações é necessária para responder a reclamações de que o conteúdo que você submeteu ao presente Site infringe os direitos de terceiros ou é necessária para proteger os direitos, propriedades e/ou segurança da TIM, dos usuários do website da TIM e/ou do público em geral.
A TIM também tem o direito, mas não a obrigação, de reter e utilizar as referidas informações armazenadas em nossos bancos de dados, além de outras informações obtidas a partir das atividades atuais ou anteriores do usuário no presente site, por um prazo razoável, que não venha a exceder os requisitos ou limitações legais, para dirimir disputas, solucionar problemas e fazer valer os direitos legais da TIM, assim como os termos e condições da presente Política de Privacidade ou das Condições de Venda de Produtos do presente Site. Em raras ocasiões, a TIM poderá examinar suas informações de modo a identificar usuários com múltiplas identidades ou pseudônimos para fins legais e/ou de segurança. Queira também observar que, se a TIM for obrigada por lei, ordem judicial ou outro processo legal a divulgar alguma de suas informações pessoais a um tribunal ou a terceiros, ira fazê-lo. Por meio deste instrumento você autoriza a TIM a divulgar informações sobre sua pessoa para qualquer dos fins acima indicados.