Sendo eu, uma pessoa maluca por livros, claro que aqui em casa desde sempre estive rodeada deles, e quando engravidei, comprei mais uma porção deles pra mim e já comecei a biblioteca das crianças antes mesmo deles nascerem!
Bom, mas e os livros para ajudar a criança a dormir? Será que funcionam? Qual é a diferença dos livros normais? Então, recebi um release de uma editora perguntando se eu já conhecia este tipo de livro e pedindo meu endereço pois, eles gostariam de me enviar um exemplar para eu conhecer, ler e ver o que achava.
Eu li o release e pensei: qual a grande novidade em ler um livro para as crianças antes de dormir? Nós fazemos isso aqui em casa sempre, todas as gerações de mães fizeram, algumas crianças adormecem no meio da estória, outras ficam fazendo perguntas e só dormem no final, qual a grande NOVIDADE em LER para uma criança dormir???
Pois é, estes livros para ajudar a criança a dormir não são livros de estórias comuns, eles são livros escritos por terapeutas e neurologistas com técnicas linguísticas que induzem a criança ao relaxamento e, através de palavras especialmente lidas no meio de frases da estória, com entonações de voz diferentes, induzem a mensagem que “é hora de dormir” para o subconsciente da criança. Doidera, não?
Mas, qual mãe que já passou noites e mais noites com a criança chorando porque não quer ficar na cama dela, chorando porque quer dormir com você ou, levantando a madrugada toda com desculpas para não dormir que não toparia experimentar uma “doidera” assim, né? Topei!
O livro “O Coelhinho que queria dormir” (traduzido no Brasil pela ed. Companhia das Letrinhas), foi escrito pelo terapeuta e neurolinguista sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin. Aplicando técnicas de programação neurolínguistica e relaxamento, ele criou a estorinha do coelho Roger.
Antes de começar a ler a estória para as crianças, o autor dá instruções sobre como a narrativa deve ser feita, com anotações em negrito, itálico e parênteses, onde você deve reforçar ou diminuir a entonação de voz, fazer sons onomatopaicos, incluir o nome da criança no meio da estória, bocejar…
Segundo o autor, o livro deve ser lido repetidas vezes, ou seja, várias noites seguidas, pode ser que não funcione logo de primeira, ele pode deixar a criança curiosa mas, com a repetição, lá pelo segundo ou terceiro dia, o cérebro já receberá a mensagem assim que você iniciar a leitura e daí, você pode fazer a “dancinha da vitória” se a criança dormir antes mesmo de você terminar a estória, e se por acaso isto acontecer, o autor recomenda que você termine a leitura sempre, mesmo com a criança já adormecida.
Coincidentemente (ou não), uma semana depois de ter recebido o release deste livro e o convite para testar, chegou aqui em casa outro, com a mesma proposta porém, escrito pelo britânico Grant Maxwell.
Grant, é phD em língua inglesa com especialização em Inteligência Artificial e evolução da consciência e psicologia transpessoal e usou todas as técnicas aprendidas durante seu doutorado e, em especial, os estudos junguianos sobre os sonhos, para criar para seu filho, uma estória que o acalmasse e o ajudasse a adormecer.
Durante suas experiências e experimentações com o pequeno, foi descobrindo e aperfeiçoando formas de narrar a estória que funcionavam melhor e assim, nasceu o livro “A Caminhada” (ed. Coquetel).
A principal diferença entre os 2 livros, que eu percebi é que, na estória do sueco Carl, há muita repetição de frases e muitas frases de ordem como “durma já”, “adormeça já”, “feche os olhos”. Já na obra do britânico Grant, há maior uso de onomatopéias, o que deixa a história mais lúdica, fluída, envolvente e o passeio do garoto Mason, se torna uma viagem mais gostosa, que induz especialmente aos bons sonhos.
Na minha análise, completamente amadora, sem nenhum compromisso profissional mesmo, e baseada apenas na experiência de mãe leitora desde que os meus filhos nasceram e de leitora voraz desde os 5 anos, o sueco tenta uma “reprogramação cerebral” de verdade, com mensagem subliminares de ordens bem específicas enquanto o britânico, está mais preocupado em levar a criança para um sonho, uma viagem, que a fará acalmar e querer dormir.
Aqui em casa, o livro do britânico venceu! “A caminhada” fez as crianças adormecerem mais rapidamente.
Claro que, tudo é uma questão de gosto pessoal e eu tenho o palpite que, cada livro vai funcionar para cada tipo de pessoa e de acordo com a idade da criança. Quer dizer, não espere por milagres mas, aqui em casa, “A Caminhada” funcionou melhor porque, eu arrisco dizer, que ele é mais indicado para crianças maiores, à partir de 3/4 anos e vai até uns 8/9 anos.
“O coelhinho que queria dormir” deve funcionar melhor com crianças mais novinhas, entre 18 meses e 2 anos e até uns 6 anos, no máximo. Nessa faixa etária, eles ainda não estão tão atentos na interpretação do texto e se deixam envolver pelas palavras de ordem do livro, sem perceber as repetições e frases “meio sem sentido” literário colocadas no meio dos parágrafos.
Estórias que falam sobre a hora de dormir existem aos montes, logo mais eu vou fazer uma super lista com os top 10 livros para a hora de dormir. Aguardem!
Aproveite por 7 DIAS GRÁTIS e após só R$ 4,19/semana.
Insira o número do seu celular
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· E receba dicas que toda mulher precisa saber!
Insira o número do PINCODE
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· Receba dicas que toda mulher precisa saber!
Como adquirir o serviço?
Basta enviar do telefone a palavra MULHER para o numero 8111, ou acessar o portal www.timespacomulher.com.br do seu computador, tablet ou diretamente do seu celular. No primeiro acesso ao portal web, você devera se registrar e em seguida receberá uma senha via SMS para acessar o portal.
Como faço para cancelar o serviço?
Basta enviar, do número assinado no serviço, a palavra SAIR para o numero 8111.
Como funciona o período de utilização gratuita do TIM Espaço Mulher?
O usuário que assinar o serviço terá 7 dias grátis para testar o serviço. Esta gratuidade só poderá ser usada uma vez por usuário (Numero TIM). Ao optar por experimentar, o usuário estará concordando em assinar o serviço, sendo automaticamente debitado na semana seguinte, salvo se o usuário desistir e cancelar a assinatura dentro do prazo de experimentação.
De onde posso acessar o portal web?
O portal web do TIM Espaço Mulher é compatível com celulares, tablets e computadores que rodem algum dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e demais sistemas que possuam navegadores web atualizados.
Como faço para acessar o conteúdo do serviço TIM Espaço Mulher?
Somente clientes TIM que possuem assinatura do TIM Espaço Mulher podem acessar o conteúdo desse serviço. Para assinar o serviço basta enviar a palavra “MULHER” para 8111 ou acessar o site www.timespacomulher.com.br
Posso acessar o sistema TIM Espaço Mulher off-line?
Para utilizar o sistema TIM Espaço Mulher, o dispositivo deve estar conectado à internet. Sem internet, você terá acesso apenas ao que foi recebido no celular (SMSs, WAP).
Que conteúdo terei acesso no portal web?
O portal TIM Espaço Mulher e um espaço repleto de conteúdos do interesse de toda mulher. Nele o usuário vai encontrar diversos tópicos como a seguir:
Todo assinante ativo pode acessar a qualquer momento, pela internet, por celular, tablet ou computador, os conteúdos completos do serviço. Quantas vezes quiser e todos os dias, desde o primeiro. Sem limite semanal ou diário.
Meu celular é pré-pago. O que acontece se eu ficar sem crédito?
Sem crédito, você não poderá renovar sua assinatura. Ficará sem receber novos conteúdos no celular e sem acesso ao conteúdo do portal web.
Ao colocar crédito e renovar a assinatura, você receberá novos conteúdos a partir do dia em que parou (exemplo: se você havia assinado até a semana 10, passará a receber o conteúdo da semana 11, ou seja, do dia 51 em diante). Com a renovação, você retoma o acesso a todos os conteúdos do portal web, desde o dia 1. Após 60 dias sem créditos, você é desligado(a) automaticamente do serviço.
Se eu cancelar minha assinatura, ainda poderei acessar os conteúdos do site TIM Espaço Mulher?
Ao cancelar sua assinatura, seu número é desabilitado e você perde o acesso aos conteúdos site TIM Espaço Mulher e todos os demais canais (aplicativo e SMS). Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar.
Cancelei a assinatura e me arrependi. O que faço?
Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar. Sua assinatura será reativada e você poderá acessar todo o conteúdo do portal.
Posso baixar os conteúdos?
O serviço não permite baixar os conteúdos, mas você pode acessá-los quantas vezes quiser, durante a validade de sua assinatura, ou imprimi-los, se desejar.
Posso baixar os vídeos?
O serviço não permite baixar os vídeos. Você pode acessá-los quantas vezes quiser durante a validade de sua assinatura.
Posso compartilhar os arquivos com outras pessoas?
A assinatura é exclusiva, vinculada ao número do seu celular TIM. Por isso, o serviço não permite compartilhamento de arquivos.
O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais
O serviço estará disponível para planos pré pago, pós pago e controle e para aparelhos celulares, tablets e computadores dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e aparelhos feature phones.
O usuário poderá acessar o serviço em qualquer um dos seguintes canais: Aplicativo, WEB/WAP ou SMS.
Ao assinar o serviço, o cliente terá 7 dias grátis e após será tarifado por R$ 4,19/semana, permitindo que o cliente tenha acesso ilimitado aos conteúdos do serviço TIM Espaço Mulher. A assinatura do serviço será renovada automaticamente a cada 7 dias.
O uso do serviço do “TIM Espaço Mulher” implica em aceitar a existência e o conteúdo deste Regulamento dos Termos e Condições Gerais de Uso pelo Cliente. Portanto, o Cliente que não estiver de acordo com o presente instrumento não deve aceitar e utilizar os serviços oferecidos pelo “Tim Espaço Mulher”.
Ao acessar as páginas do site TIM Espaço Mulher, você concorda com a nossa política de privacidade.
Coleta de Dados Gerais
A TIM se compromete a proteger a privacidade dos visitantes de seu site não se envolvendo na prática de venda ou intercâmbio de dados pessoais com terceiros para fins promocionais. Entretanto, a TIM efetivamente coleta, utiliza e divulga algumas informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política de Privacidade. Ao utilizar o nosso Site, você reconhece e aceita a coleta, utilização e divulgação de informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política.
Coleta de dados do usuário
A TIM coloca informações em seu computador (cookies) para permitir sua identificação e melhorar a qualidade das informações que ela oferece para seus clientes em seu portal. A utilização de cookies constitui uma prática aceitável na indústria, pois permitem gravar alguns dados importantes, como o número de vezes que você acessou o site, para que mais tarde possamos não exibir um conteúdo repetido, por exemplo. Se não desejar receber cookies, ou desejar ser notificado quando serão colocados, você poderá programar seu Web browser (navegador da Web) para tanto, caso seu browser disponha deste recurso. Poderá ser necessário que a TIM solicite informações pessoais como, por exemplo, nome, e-mail, número de telefone e modelo do seu aparelho celular. A TIM poderá utilizar estas informações para responder às suas solicitações por e-mail ou telefone.
Além das informações pessoais que você nos fornece, o presente Site utiliza tecnologia que permite à TIM coletar determinadas informações técnicas. Estas informações técnicas incluem seu endereço de protocolo de Internet, o sistema operacional de seu computador, o tipo de browser e o endereço de websites de referência. A TIM não irá fornecer as informações apresentadas a terceiros sem sua permissão, exceto quando para responder às suas solicitações ou consultas, ou se, de boa fé, a TIM acreditar que a divulgação das informações é necessária para responder a reclamações de que o conteúdo que você submeteu ao presente Site infringe os direitos de terceiros ou é necessária para proteger os direitos, propriedades e/ou segurança da TIM, dos usuários do website da TIM e/ou do público em geral.
A TIM também tem o direito, mas não a obrigação, de reter e utilizar as referidas informações armazenadas em nossos bancos de dados, além de outras informações obtidas a partir das atividades atuais ou anteriores do usuário no presente site, por um prazo razoável, que não venha a exceder os requisitos ou limitações legais, para dirimir disputas, solucionar problemas e fazer valer os direitos legais da TIM, assim como os termos e condições da presente Política de Privacidade ou das Condições de Venda de Produtos do presente Site. Em raras ocasiões, a TIM poderá examinar suas informações de modo a identificar usuários com múltiplas identidades ou pseudônimos para fins legais e/ou de segurança. Queira também observar que, se a TIM for obrigada por lei, ordem judicial ou outro processo legal a divulgar alguma de suas informações pessoais a um tribunal ou a terceiros, ira fazê-lo. Por meio deste instrumento você autoriza a TIM a divulgar informações sobre sua pessoa para qualquer dos fins acima indicados.