Todo mundo conhece alguém que já tentou pelo menos uma vez na vida fazer dieta. No livro Why We Heat (To Much) em tradução livre “Por que comemos (demais)”, o Dr. Andrew Jenkinson explica como as dietas interferem nos hormônios controladores do apetite, além das consequências prejudiciais para a perda de peso e para a saúde. Uma das maiores dificuldades na busca pelo emagrecimento não é o emagrecer em si, mas como manter o peso após a perda dos quilos.
Andrew Jenkinson é cirurgião geral, em Londres, e especialista em procedimentos bariátricos e membro da Sociedade Britânica de Obesidade e Cirurgia Metabólica. De acordo com o médico, a população está engordando, cada vez mais, e as estatísticas comprovam. A Organização Mundial de Saúde (ONU), já apontou a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo a Instituição, até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e a obesidade pode atingir 75 milhões de pessoas.
Em entrevista à Vogue Britânica, o médico relata que o equilíbrio inteligente realizado pelo nosso metabolismo é devido a uma série de fatores. “Nossa taxa metabólica basal [o número de calorias que queimamos em repouso] pode mudar em até 700 calorias por dia, dependendo se estarmos comendo demais ou em excesso, para nos manter em nosso ponto de ajuste de peso individual”, disse Jenkinson.
Ou seja, a manutenção do peso é individual e existe uma série de fatores determinantes, entre eles a genética, a qualidade da comida ingerida e por último fatores de estresse provocados pelo ambiente no qual vivemos. Ele explica que ao parar de fazer dieta, o metabolismo tende a ficar mais lento, e quando voltamos a comer como antes, os hormônios da fome agem no organismo tentando compensar a perda. “É por isso que as dietas funcionam a curto prazo, mas a longo prazo elas são contraproducentes”, afirmou o médico.
Para nos esclarecer mais sobre o assunto, conversamos com Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Europeia de Endocrinologia (SEE). Ela explica porque concorda que as dietas não funcionam a longo prazo.
“As pessoas têm feito dietas enlouquecidas. Dietas da moda. Dietas cetogênicas que não são cetogênicas. Muito restritivas. Jejum intermitente. O grande problema disso é que a pessoa só consegue fazer por um período. Ela não consegue manter essa dieta para o resto da vida. No momento que você sai de uma restrição, existe um pico de compulsão, tanto pela falta de carboidrato quanto por algum tipo de distúrbio metabólico, como a resistência insulínica. Esse círculo se forma e a pessoa fica cada vez mais compulsiva e realmente acaba engordando”, disse a endocrinologista Maria Fernanda Barca.
Para o médico Andrew Jenkinson o foco não deve ser na contagem de calorias. o foco não deve ser na contagem de calorias. O estresse, por exemplo, gera diversas alterações metabólicas. Além de interferir na forma como você se alimenta ele pode, inclusive, alterar substâncias no organismo responsáveis pela perda de peso.
De acordo com a endocrinologista Maria Fernanda Barca, existem diversos estudos mostrando que quem dorme menos de sete horas tem tendência a engordar. Já aqueles que dormem mais de 7 horas têm uma tendência a manter o peso com uma facilidade maior para emagrecer. Isso porque a privação do sono diminui o pique da pessoa para fazer atividade física, além da privação do sono funcionar como um estresse orgânico. Ela vai fazer com que existam hormônios do estresse, entre eles, adrenalina, noradrenalina, cortisol e hormônio do crescimento atrapalhando o emagrecimento e poupando a queima energética. Isso vem desde o período dos homens das cavernas, que precisavam fugir ou lutar, e já tinham essa liberação hormonal para que ele conseguissem enfrentar essas situações, principalmente porque eles não sabiam quando iriam comer.
“Quem não dorme direito ou quem tem o sono entrecortado também terá uma diminuição da melatonina, que também é queimadora de gordura. Ao mesmo tempo, ele terá um aumento do hormônio da fome, a grelina, que pode fazer a pessoa comer mais. Assim, a pessoa tem mais vontade de comer comidas, inclusive, mais calóricas e gordurosas”, afirmou a médica.
Outro fator é a dieta ocidental. Rica em gorduras trans, açúcares e carboidratos refinados, elas elevam o nível de insulina (hormônio responsável por controlar o açúcar no sangue) que acaba levando ao ganho de peso. Jenkinson fala também do alto índice de consumo de ácidos graxos como o ômega 6, por exemplo. Ele é amplamente utilizado para aumentar a vida útil dos alimentos. “Isso causa inflamação em todo o corpo, afetando o hipotálamo ou nosso centro de controle de peso”, diz o médico.
A boa notícia é que mudando seus hábitos, é possível contornar os problemas do efeito sanfona no peso.
Confira as dicas do Dr. Andrew Jenkinson:
1
Coma alimentos o mais próximo possível do seu estado natural: “Se você puder comprá-los em uma mercearia, açougue ou peixaria, é melhor”, diz Jenkinson
2
Prepare comida em casa, em vez de comprar refeições prontas ou molhos, que provavelmente contêm óleos vegetais.
3
Reduza sua insulina cortando açúcar e carboidratos refinados, como pão branco, macarrão, álcool e arroz branco.
4
Corte os óleos vegetais poliinsaturados, entre eles, os óleos de girassol e canola. Cozinhe com manteiga, manteiga ghee, azeite ou óleo de coco.
5
Escolha carne e peixe com níveis mais altos de ômega 3: carne alimentada com capim (verifique cuidadosamente o rótulo), cordeiro (geralmente 100% alimentado com capim), peixe capturado por linha ou peixe enlatado (em salmoura, não em óleo).
6
Se você ainda está lutando para perder peso, reduza os carboidratos para 100 gramas por dia (a maioria de nós come 300g por dia).
7
Pratique exercícios que o faça suar pelo menos três vezes por semana por 20 a 30 minutos.
8
Durma oito horas por noite. Estudos mostram que a privação do sono pode levar ao consumo de 300 calorias extras por dia.
Aproveite por 7 DIAS GRÁTIS e após só R$ 4,19/semana.
Insira o número do seu celular
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· E receba dicas que toda mulher precisa saber!
Insira o número do PINCODE
· Serviço exclusivo para clientes TIM
· Receba dicas que toda mulher precisa saber!
Como adquirir o serviço?
Basta enviar do telefone a palavra MULHER para o numero 8111, ou acessar o portal www.timespacomulher.com.br do seu computador, tablet ou diretamente do seu celular. No primeiro acesso ao portal web, você devera se registrar e em seguida receberá uma senha via SMS para acessar o portal.
Como faço para cancelar o serviço?
Basta enviar, do número assinado no serviço, a palavra SAIR para o numero 8111.
Como funciona o período de utilização gratuita do TIM Espaço Mulher?
O usuário que assinar o serviço terá 7 dias grátis para testar o serviço. Esta gratuidade só poderá ser usada uma vez por usuário (Numero TIM). Ao optar por experimentar, o usuário estará concordando em assinar o serviço, sendo automaticamente debitado na semana seguinte, salvo se o usuário desistir e cancelar a assinatura dentro do prazo de experimentação.
De onde posso acessar o portal web?
O portal web do TIM Espaço Mulher é compatível com celulares, tablets e computadores que rodem algum dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e demais sistemas que possuam navegadores web atualizados.
Como faço para acessar o conteúdo do serviço TIM Espaço Mulher?
Somente clientes TIM que possuem assinatura do TIM Espaço Mulher podem acessar o conteúdo desse serviço. Para assinar o serviço basta enviar a palavra “MULHER” para 8111 ou acessar o site www.timespacomulher.com.br
Posso acessar o sistema TIM Espaço Mulher off-line?
Para utilizar o sistema TIM Espaço Mulher, o dispositivo deve estar conectado à internet. Sem internet, você terá acesso apenas ao que foi recebido no celular (SMSs, WAP).
Que conteúdo terei acesso no portal web?
O portal TIM Espaço Mulher e um espaço repleto de conteúdos do interesse de toda mulher. Nele o usuário vai encontrar diversos tópicos como a seguir:
Todo assinante ativo pode acessar a qualquer momento, pela internet, por celular, tablet ou computador, os conteúdos completos do serviço. Quantas vezes quiser e todos os dias, desde o primeiro. Sem limite semanal ou diário.
Meu celular é pré-pago. O que acontece se eu ficar sem crédito?
Sem crédito, você não poderá renovar sua assinatura. Ficará sem receber novos conteúdos no celular e sem acesso ao conteúdo do portal web.
Ao colocar crédito e renovar a assinatura, você receberá novos conteúdos a partir do dia em que parou (exemplo: se você havia assinado até a semana 10, passará a receber o conteúdo da semana 11, ou seja, do dia 51 em diante). Com a renovação, você retoma o acesso a todos os conteúdos do portal web, desde o dia 1. Após 60 dias sem créditos, você é desligado(a) automaticamente do serviço.
Se eu cancelar minha assinatura, ainda poderei acessar os conteúdos do site TIM Espaço Mulher?
Ao cancelar sua assinatura, seu número é desabilitado e você perde o acesso aos conteúdos site TIM Espaço Mulher e todos os demais canais (aplicativo e SMS). Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar.
Cancelei a assinatura e me arrependi. O que faço?
Você pode assinar o serviço novamente, quando desejar. Sua assinatura será reativada e você poderá acessar todo o conteúdo do portal.
Posso baixar os conteúdos?
O serviço não permite baixar os conteúdos, mas você pode acessá-los quantas vezes quiser, durante a validade de sua assinatura, ou imprimi-los, se desejar.
Posso baixar os vídeos?
O serviço não permite baixar os vídeos. Você pode acessá-los quantas vezes quiser durante a validade de sua assinatura.
Posso compartilhar os arquivos com outras pessoas?
A assinatura é exclusiva, vinculada ao número do seu celular TIM. Por isso, o serviço não permite compartilhamento de arquivos.
O TIM Espaço Mulher é um serviço de assinatura semanal, que disponibiliza para clientes TIM conteúdos voltados para o publico feminino. Com temáticas como culinária, beleza, bem estar, boa alimentação, exercícios físicos e muito mais
O serviço estará disponível para planos pré pago, pós pago e controle e para aparelhos celulares, tablets e computadores dos seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e aparelhos feature phones.
O usuário poderá acessar o serviço em qualquer um dos seguintes canais: Aplicativo, WEB/WAP ou SMS.
Ao assinar o serviço, o cliente terá 7 dias grátis e após será tarifado por R$ 4,19/semana, permitindo que o cliente tenha acesso ilimitado aos conteúdos do serviço TIM Espaço Mulher. A assinatura do serviço será renovada automaticamente a cada 7 dias.
O uso do serviço do “TIM Espaço Mulher” implica em aceitar a existência e o conteúdo deste Regulamento dos Termos e Condições Gerais de Uso pelo Cliente. Portanto, o Cliente que não estiver de acordo com o presente instrumento não deve aceitar e utilizar os serviços oferecidos pelo “Tim Espaço Mulher”.
Ao acessar as páginas do site TIM Espaço Mulher, você concorda com a nossa política de privacidade.
Coleta de Dados Gerais
A TIM se compromete a proteger a privacidade dos visitantes de seu site não se envolvendo na prática de venda ou intercâmbio de dados pessoais com terceiros para fins promocionais. Entretanto, a TIM efetivamente coleta, utiliza e divulga algumas informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política de Privacidade. Ao utilizar o nosso Site, você reconhece e aceita a coleta, utilização e divulgação de informações de identificação pessoal para os fins descritos na presente Política.
Coleta de dados do usuário
A TIM coloca informações em seu computador (cookies) para permitir sua identificação e melhorar a qualidade das informações que ela oferece para seus clientes em seu portal. A utilização de cookies constitui uma prática aceitável na indústria, pois permitem gravar alguns dados importantes, como o número de vezes que você acessou o site, para que mais tarde possamos não exibir um conteúdo repetido, por exemplo. Se não desejar receber cookies, ou desejar ser notificado quando serão colocados, você poderá programar seu Web browser (navegador da Web) para tanto, caso seu browser disponha deste recurso. Poderá ser necessário que a TIM solicite informações pessoais como, por exemplo, nome, e-mail, número de telefone e modelo do seu aparelho celular. A TIM poderá utilizar estas informações para responder às suas solicitações por e-mail ou telefone.
Além das informações pessoais que você nos fornece, o presente Site utiliza tecnologia que permite à TIM coletar determinadas informações técnicas. Estas informações técnicas incluem seu endereço de protocolo de Internet, o sistema operacional de seu computador, o tipo de browser e o endereço de websites de referência. A TIM não irá fornecer as informações apresentadas a terceiros sem sua permissão, exceto quando para responder às suas solicitações ou consultas, ou se, de boa fé, a TIM acreditar que a divulgação das informações é necessária para responder a reclamações de que o conteúdo que você submeteu ao presente Site infringe os direitos de terceiros ou é necessária para proteger os direitos, propriedades e/ou segurança da TIM, dos usuários do website da TIM e/ou do público em geral.
A TIM também tem o direito, mas não a obrigação, de reter e utilizar as referidas informações armazenadas em nossos bancos de dados, além de outras informações obtidas a partir das atividades atuais ou anteriores do usuário no presente site, por um prazo razoável, que não venha a exceder os requisitos ou limitações legais, para dirimir disputas, solucionar problemas e fazer valer os direitos legais da TIM, assim como os termos e condições da presente Política de Privacidade ou das Condições de Venda de Produtos do presente Site. Em raras ocasiões, a TIM poderá examinar suas informações de modo a identificar usuários com múltiplas identidades ou pseudônimos para fins legais e/ou de segurança. Queira também observar que, se a TIM for obrigada por lei, ordem judicial ou outro processo legal a divulgar alguma de suas informações pessoais a um tribunal ou a terceiros, ira fazê-lo. Por meio deste instrumento você autoriza a TIM a divulgar informações sobre sua pessoa para qualquer dos fins acima indicados.