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Yoga: posturas para concentração

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Hoje vamos te ensinar três posturas clássicas da yoga, que trabalham a consciência para se conectar com o presente e se concentrar no aqui e no agora. Assista ao vídeo e sinta os benefícios.

Primeira postura

Em posição de voo, com os braços estendidos para frente e uma das pernas para trás, o objetivo é encontrar o equilíbrio corporal sobre uma perna só. Junto com a respiração, o corpo relaxa mantendo a atenção apenas no presente, no aqui e agora, para não cair. A duração dessa posição é de 40 segundos com cada perna. É muito importante que as mãos estejam apontadas para a mesma direção, mesmo que não encostem.

Segunda postura

É muito importante manter a firmeza dos pés e a extensão das mãos para compreender o estado natural desse asana, chamado de postura do herói, equilibrando a coluna e percebendo a sensação ao olhar para cima, para o céu. Essa postura tem mais de sete mil anos e é trabalhada também no Tai-chi e no Kungt-fu, como elemento de transição entre um passo e outro ou uma ação e outra.  A duração deve ser de um minuto de cada lado. Não deve ser feita se você sente dores nos joelhos ou nos tornozelos.

Terceira postura

Nesse asana, de estrela invertida, se trabalha com o máximo da força nos quadris e na cintura, relaxando o abdômen e levantando o braço esquerdo para cima. Os olhos e a cabeça seguem na mesma direção. O braço direito é o que sustentará o equilíbrio corporal. Essa postura dura exatamente um minuto e é excelente para abrir o peito e facilitar a entrada de oxigênio. Não faça se tiver com dores no peito ou no abdômen.

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