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Xô, insônia: 6 dicas para dormir como um bebê

bebe dormindo

Tem coisa pior do que ficar virando na cama de um lado para outro que nem batata, fritando sem conseguir pegar no sono? Com certeza todo mundo já passou por isso – e tem gente que vive essa cena quase que diariamente. Acaba recorrendo aos remédios, porque privação de sono é terrível, deixa a gente sem pensar direito e o humor, bom, esse é o primeiro a ir para o saco. Aí a vida fica azeda e sem graça. Ninguém merece. Claro, a medicina tem recursos e a gente deve usá–los a nosso favor. Mas, às vezes, antes de uma solução mais radical, vale a pena tentar algumas pequenas mudanças na rotina. Quem sabe você consegue voltar a dormir como uma criança. E naturalmente?

1. SEPARE UM TEMPO PARA DESPRESSURIZAR
Programe um alarme para duas horas antes de ir para a cama e use esse tempo para relaxar e fazer coisas prazerosas. Se não deu tempo de dar conta da arrumação da casa, paciência. Deixe isso para amanhã e vá programando seu corpo para entrar no sono, leia um livro, tome um banho, medite ou apenas brinque com seus filhos. Vale até assistir sua série favorita na TV.

2. DEIXE DE LADO CELULAR, IPAD, LAPTOP & CIA
Se você decidiu assistir a uma filme ou uma série, ótimo. Mas faça na TV! Ela geralmente está mais longe dos olhos e emite um tipo de luz diferente, amarelada. A dos gadgets, como celular, iPad e computadores, é azulada e mesmo pouco tempo de exposição a ela antes de dormir pode atrapalhar o ritmo da produção de melatonina, o hormônio do sono.
mulher vendo celular na cama
3. COMA MAIS LEVE À NOITE
Não é para deitar com fome, porque isso também pode te impedir de dormir direito, provocando aquele sono leve ou pequenos acordares ao longo da noite. Mas uma refeição mais leve e com digestão mais rápida ajuda. E se na hora de deitar você sentir que está com fome, faça uma boquinha. Pode ser um iogurte, um copo de leite ou uma fruta. Coisas leves, mas que vão impedir o estômago de roncar – já basta o marido no travesseiro do lado, né?

4. TOME UM BANHO RELAXANTE
O banho ajuda a baixar a temperatura corporal e melhora circulação sanguínea, por isso causa aquela sensação de relaxamento. O ideal é fazer isso de uma a duas horas antes de dormir. Ah, para deixar esse momento ainda mais gostoso, você pode usar óleos essenciais, como de lavanda, que têm efeito calmante.
banho relaxante
5. NÃO DEITE NA CAMA ANTES DA HORA
Você já deve ter ouvido falar que cama é para dormir e transar, certo? E não é piada, não. Ler um livro ou assistir TV na cama antes de dormir podem estar atrapalhando seu sono. Isso porque quanto mais tempo seu corpo passa deitado e acordado, mais ele se acostuma com isso. O ideal é ir deitar no máximo 20 minutos antes da hora de dormir.

6. VÁ PARA A CAMA TODOS OS DIAS NO MESMO HORÁRIO
Ir dormir e acordar todo dia sempre a mesma hora faz com que o corpo entenda quando é hora de que. É assim que a gente regula nosso relógio biológico. Ah, e os especialistas dizem que não dá para fazer estoque de sono nem compensar a privação dele. Ou seja, dormir demais no fim de semana não vai ajudar em nada – e pode até atrapalhar.

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