TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Saúde

Xi, deu ruim! Meu colesterol está alto e agora? Especialista explica tudo

colesterol alto

Pegou os exames e os números do colesterol estão nas alturas? Xii… e agora? Dançou a manteiga do café da manhã e o pastelzinho da feira. Calma, menina! A primeira coisa que deve fazer é entender melhor o que é isso e como tratar.
Mas como a internet é um celeiro de informações (e muitas delas erradas ou exageradas), fomos buscar as explicações de um super especialista gabaritado, nosso parceiro o endocrinologista do Hospital Sírio Libanês Dr. Renato Zilli.
Segundo ele, em termos leigos, podemos dizer que o colesterol é um tipo de “gordura” presente no sangue. Ele é essencial para o funcionamento do corpo humano, a partir dele são produzidos hormônios, membranas celulares e a vitamina D.
O principal determinante dos níveis de colesterol é a genética, outros fatores como atividade física, peso corporal e tipo de alimentação também modulam os níveis de colesterol no corpo. Dentre os alimentos que aumentam o colesterol é importante destacar as carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha.
Existem diferentes tipos de colesterol. O LDL é o colesterol “ruim”, que está relacionado a um aumento do risco de doença cardíaca, infarto e derrame. O HDL é o colesterol “bom”, apresentando um efeito protetor contra as doenças cardíacas e também associado à longevidade.
Hoje em dia, não há um valor de corte definido como normal para o colesterol. Alguns fatores são utilizados para determinar o valor ideal, levando em consideração idade, sexo, tabagismo, diabetes e hipertensão. O escore de risco de Framingham é o mais utilizado, quando a pessoa apresenta um risco de infarto maior que 10% em 10 anos; desta forma, uma vez identificado que uma pessoa apresenta colestorol alto, é recomendada a utilização de medicação para o controle dos níveis de colesterol, acompanhando necessariamente mudanças de estilo de vida como deixar de fumar, perder de peso e restringir alimentos que causam a elevação do colesterol.
Acredita-se que 12,5% da população brasileira apresenta níveis de colesterol elevados. Os níveis de colesterol sobem com a idade e o impacto da dieta é limitado em até 20%, portanto é sempre bom consultar seu médico, pois os níveis de colesterol devem ser interpretados e avaliados em conjunto com outros indicadores de saúde.

Endocrinologista do Hospital Sírio Libanês

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!