TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Você permite que a família influencie no seu relacionamento?

É muito comum que, quando uma figura importante na nossa vida – quase sempre familiares –, diz algo sobre você, seja em relação à carreira, vida pessoal ou afetiva, isso tenha repercussão na sua mente de forma poderosa. Afinal, são pessoas importantes pra gente, gente que amamos e confiamos e com quem convivemos a vida toda. Ficar imune a essa influência é muito difícil.

O problema começa quando, às vezes, um simples comentário pode ser tomado como uma orientação, influenciando as escolhas. Quando você não está em um relacionamento, essas opiniões (e sua postura com relação a elas) só dizem respeito a você. Porém, quando vivemos com outra pessoa, a coisa fica mais complicada, afinal duas pessoas diferentes, com educações diferentes, já podem ter dificuldades de convivência. Quando há o envolvimento da família em assuntos que dizem respeito apenas ao casal (educação dos filhos, compra de moradia, forma como se tratam etc.), a saúde da relação pode ser ainda mais comprometida.

Se você está sentindo que esse é o seu caso, chegou a hora de tomar uma atitude a respeito do assunto. Por mais que você preze pela sua família, pense que ela pode estar sendo tóxica para você e seu companheiro. Você não é obrigada a cumprir regras ou determinações familiares, ainda mais tendo um parceiro com quem discutir os assuntos que dizem respeito a vocês dois.

Se for muito complicado simplesmente cortar o cordão umbilical de uma hora para outra, tente formas mais brandas:

– Ouça a opinião dos parentes, mas não tome decisões sem antes consultar seu parceiro;
– Pense bem sobre qual é a sua opinião antes de conversar com alguém. Anote-as. Às vezes, a retórica alheia pode te confundir e fazer você assumir alguns pensamentos que não eram seus;
– Respire fundo e pense se os argumentos da família são realmente para o bem do casal ou se são parte de alguma implicância;
– Evite discutir temas polêmicos na presença de familiares, forme uma equipe com seu parceiro!

Lembre-se que fazer suas próprias escolhas e ser responsável por elas é primordial para uma vida saudável, principalmente a dois.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!