TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Vida financeira a dois: juntar o dinheiro, sim ou não?

Vocês estão juntos há algum tempo, já passaram por várias situações como casal e confiam plenamente um no outro. Mas ainda tem as contas bancárias separadas e, algum casos, nem sabem quanto o outro ganha mensalmente. Para alguns casais, esse esquema funciona sem problemas ao longo de toda a relação, mas, para outros, unir a vida financeira é como dar um passo à frente na vida a dois.

Na verdade, a palavra de ordem é equilíbrio: o casal precisam descobrir qual alternativa funciona melhor para eles. Há várias opções “no meio-termo” para quem deseja planejar a vida financeira a dois, o importante é conversar periodicamente sobre o assunto, definindo objetivos em comum e estabelecendo uma estratégia adequada para ambos.

Veja abaixo algumas dicas para administrar a vida financeira a dois sem estresses:

– Abram uma conta conjunta: abrir uma terceira conta, para que poupem juntos, pode ser uma alternativa menos radical e bastante útil. Dessa maneira, ambos tem controle sobre o dinheiro, definem objetivos juntos, mas, ao mesmo tempo, mantém a individualidade de suas contas correntes pessoais.

– Dividam proporcionalmente as despesas: cada um contribui em proporção com o quanto ganha. Para isso funcionar, vocês precisarão “declarar” os ganhos um para o outro. A partir disso, definem quantos % das contas cada um paga e o que sobra fica para gastos pessoais.

– Tenham controles em conjunto: planilhas de gastos podem ajudar bastante e organizar as finanças em casal. É importante registrar os principais gastos, assim vocês sabem como estão usando o dinheiro.

– Façam planos: ter objetivos é fundamental para dar ânimo e fazer com que o controle financeiro seja positivo. Uma viagem, um filho, um carro, poupar para aposentadoria… qualquer coisa que ambos concordem ser importante serve para manter o casal com foco.

– Tentem não brigar por dinheiro: nem sempre é possível, a gente sabe. Dinheiro pode estressar muito o casal, principalmente quando está faltando e os dois não estão de acordo sobre a melhor forma de usá-lo. Mas, a discussão sobre a grana precisa ser tranquila, sem acusações inúteis e vocês precisam estar preparados para ceder. Cancelar uma assinatura de revista, reduzir o pacote de TV a cabo ou mesmo trocar o carro podem ser medidas necessárias em momentos de crise.

– Mantenham a individualidade: dentro do possível e mesmo que decidam juntar todo o dinheiro do casal numa conta única, é legal que cada um tenha uma cota de gasto sem que o outro dê muito pitaco. Assim, vocês conseguem manter a individualidade e tem espaço para uma escapadinha pessoal, sem gerar brigas com o outro.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!