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Suplementação

Vegetariana? Será que precisa suplementar?

A crescente preocupação com o meio ambiente e os animais, além do despertar para a saúde e o bem-estar são alguns dos fatores que têm motivado as pessoas a abandonar a alimentação tradicional e optar por novos hábitos alimentares. O vegetarianismo, por exemplo, é um regime alimentar que exclui todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves) e é baseada no consumo de alimentos de origem vegetal com ou sem o consumo de laticínios e/ ou ovos.

A preocupação exagerada em termos de necessidade de suplementação aos vegetarianos não se justifica, visto que estudos apontam que a deficiência de ferro e vitamina B12 são iguais para vegetarianos e não-vegetarianos. Ou seja, os nutrientes que merecem atenção em uma avaliação nutricional é igual para os dois grupos.

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A necessidade da suplementação vem após um minucioso estudo por parte do profissional de saúde e pode ser feito em todos que necessitem, como idosos, crianças, gestantes etc. Quem consome carne também possui deficiências, inclusive de ferro e vitamina B12, as maiores fontes de preocupação dos vegetarianos.

O Instituto de Medicina dos EUA e o Food and Nutrition Board preconizam a suplementação de vitamina B12 para todos os indivíduos (vegetarianos ou não) que apresentam dificuldade em extrair a vitamina dos alimentos. Então se você é vegetariana, consulte seu médico! Afinal, não é só a dieta que determina a boa absorção das vitaminas necessárias para o nosso organismo.

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