TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Vai morar junto? Organize as finanças!

Nem só de romance é feita a decisão de ir morar junto com o gato. É claro que vai ser uma delícia poder dormir e acordar ao lado dele todos os dias, cozinhar juntinhos e compartilhar a vida com ele, mas existem aspectos práticos que vocês não podem deixar de lado. Um deles – talvez um dos mais importantes – é o dinheiro. A gente bem sabe que um dos motivos de discussões entre casais é o dinheiro, então como evitar esse tipo de transtorno? Veja a seguir:

Conheçam o outro
Primeiro, os dois precisam perceber quem é mais gastador e quem economiza mais, desta forma um poderá ser o equilíbrio do outro. Conversar, saber os objetivos e a experiência de cada um com investimentos é o primeiro passo. Em resumo: aprender um com o outro.

Definam como será a divisão de gastos
Quando juntamos as escovas de dentes, além de decidir o lado da cama para dormir, é necessário combinar quem pagará o que em casa, se tudo será dividido meio a meio ou se será proporcional ao salário. Uma planilha financeira poderá ser útil para organizar o pagamento das contas.

Sejam transparentes
Antes de iniciar a mudança para a casa nova, é importante conhecer a situação financeira de cada um e saber quais são as prioridades e sonhos futuros individuais. É necessário ser transparente e contar para o outro sobre uma dívida financeira ou um planejamento de gasto futuro, como, por exemplo, uma pós-graduação. O importante é deixar tudo às claras, pois, depois que dividimos a casa, é mais garantido pensar juntos sobre investimentos para a concretização dos projetos.

Considerem ter uma conta bancária em conjunto
Apesar de planejar uma vida financeira em conjunto, ter conta bancária e planilha financeira individuais para preservar a independência é válido. Conta conjunta poderá ser interessante para objetivos em comum, seja uma viagem ou a aquisição de um apartamento mais amplo, por exemplo: essas conquistas poderão ser alcançadas mais rápida e facilmente se ambos guardarem juntos uma porcentagem de seu salário. O tema “finanças” tem que ser uma conversa leve entre o casal. É um passo importante para um relacionamento duradouro e maduro.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!