TIM espaço mulher

Menu

Meditação

Treine a mente para comer melhor

Prestar atenção ao que se está comendo é fundamental e pode ser encarado como uma forma de meditação. E isso não tem nada a ver com dieta: trata-se, na verdade, com uma profunda conexão com o alimento e como ele afeta seu corpo e sua qualidade mental, tendo como pano de fundo a curiosidade sobre o ato de comer e uma grande vontade de se autoconhecer. Praticando, com qualquer alimento, você vai descobrir se precisa comer mais, se já está satisfeito ou se até uma quantidade um pouco menor teria sido suficiente. Também perceberá quais alimentos são melhores para o seu corpo, quais deixam sua qualidade mental mais viva e ativa e quais colocam a mente e o corpo em um estado negativo.

Como fazer?
Escolha uma refeição – a ideal é o café da manhã, pois é um modo de começar o dia com mais presença e tranquilidade. Prepare seus alimentos com uma atenção gentil, sem mexer no celular, ver televisão ou ler livros e revistas no intervalo do preparo. Quando a comida estiver pronta, sirva e sente-se na frente de sua comida. Observe atentamente a textura, as cores e as sombras daquele alimento em particular. Você consegue vê-lo como algo completamente novo para você?

Em seguida, pegue um pedaço e sinta o cheiro, devagar, coloque na boca e não mastigue. Apenas fique atenta para os impulsos que surgirem. Depois, mastigue apenas este pedaço, colocando as mãos no colo e relaxando na experiência de alimentar-se, atenta para pensamentos e emoções que surgirem, sem rotulá-los como algo bom ou ruim, apenas experimentando. Mastigue até não sobrar nada mais inteiro na boca e lentamente engula, percebendo o trajeto do alimento dentro do corpo. Como você sente seu estômago agora? Repita esse processo ao longo de todo o café da manhã.

shutterstock_128010809

Por que meditar durante as refeições?
A alimentação abre uma gama de oportunidades imensas de reflexão, desde sobre como nos alimentamos no dia a dia e tratamos nosso corpo e mente, até a origem do alimento que estamos ingerindo. Essa prática vai te ajudar a lembrar que tudo o que estamos comendo irá se tornar matéria prima para nossas células e órgãos, que aquele alimento talvez tenha viajado uma imensa distância para chegar ao nosso prato e, o mais importante, que um número enorme de seres participou desse processo – desde o produtor até sua família. Sentir todo esse trajeto vai te ajudar a limpar a mente de outros pensamentos, vai te ensinar a manter o foco em uma coisa de cada vez e, finalmente, vai te levar para viver uma rotina mais serena e menos estressante.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!