TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Traição: é possível perdoar?

A traição pode ser uma das coisas mais dolorosas que quem está em um relacionamento pode vivenciar. É um momento de dor, raiva, dúvidas e culpas. Apesar de todo o sofrimento envolvido, vem à tona a questão do perdão: é possível perdoar? A resposta está dentro de você.

Perdoar quem te traiu não é uma das coisas mais fáceis de fazer. É preciso gostar muito e acreditar que vale a pena investir na relação para que esse processo aconteça de verdade. Isso vai exigir muita paciência por parte de ambos, assim como um enorme investimento de energia e também um pouco de fé no relacionamento.

shutterstock_10359643É importante saber o motivo da traição, o que fez com que o cônjuge procurasse ou simplesmente deixasse se envolver por outra pessoa mesmo estando compromissado com seu parceiro. Isso não significa que exista justificativa para o que aconteceu, mas é importante entender os motivos, pois eles podem refletir um desgaste no próprio relacionamento, que só foi evidenciado com a traição em si. Entender os motivos que levaram uma pessoa a trair provocará uma auto-avaliação de cada um na relação, e fará com que ambos assumam sua responsabilidade na manutenção do amor. Se a decisão for perdoar, reflitam sobre o que pode ser feito por vocês dois daqui pra frente.

Mesmo assim, talvez só caiba o perdão onde ainda existe amor e o arrependimento sincero de quem traiu. É possível reconstruir uma relação pautada em novos moldes de funcionamento e, em especial, num diálogo franco e atitudes transparentes. Não é fácil manter um relacionamento feliz sem momentos de crise e o fundamental é saber superá-las e crescer com o que acontece conosco.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!