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Suplementação

Tomate: um poderoso suplemento natural

Sabemos que o consumo de suplementos só deve ser feito caso haja real necessidade de suprir uma deficiência na alimentação. Porém, no intuito de acelerar os resultados físicos desejados, muita gente acaba consumindo esse tipo de produto sem precisar e sem a informação adequada. Por exemplo: você sabia que o tomate é um suplemento natural mais forte e poderoso que alguns tipos vendidos em forma de comprimidos por aí? Ele é uma excelente fonte de licopeno, um potente antioxidante que está relacionado à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e câncer de próstata.

Além disso, preferir comer o tomate in natura em vez de suplementos de licopeno é uma decisão esperta, shutterstock_162399647já que ele também é composto de outros nutrientes essenciais que também auxiliam na manutenção da saúde. Esses nutrientes podem “reforçar” a ação do outro no organismo, ou até mesmo aumentar sua absorção a nível intestinal, tendo um efeito ainda maior. Suplementos alimentares são importantes em alguns casos, mas não devem ter seu uso indiscriminado e sem orientação de nutricionista.

Para melhorar a absorção do licopeno do tomate, é recomendado aquecer o alimento, pois a temperatura mais alta ativa o licopeno para uma forma que o organismo tenha mais facilidade para aproveitar. Enquanto o licopeno do tomate cru apresenta uma biodisponibilidade (facilidade de aceitação pelo corpo) em torno de 13%, o licopeno encontrado no tomate cozido tem 70% de aceitação. Uma boa dica é combinar o azeite de oliva extra virgem com o consumo do tomate, pois um pouco de gordura também aumenta a absorção do licopeno.

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