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Suplementação

Tipos de suplementos mais comuns no mercado

Muito se fala sobre os suplementos alimentares e há uma variedade infinita deles disponível nos mercados. Antes de tomar a decisão por algum deles, o ideal é conversar com seu médico e fazer o seu dever de casa direitinho: entender os grandes grupos de suplementos, o momento adequado de tomá-los e como eles funcionam. Dividimos aqui essas informações, confira:

Suplementos pré-treino
Em sua composição, há vasodilatadores que facilitam a passagem de oxigênio pelos vasos sanguíneos e fazem com que ele chegue às células musculares mais depressa. Dessa forma, oferecem ao usuário mais pique e força para fazer atividades físicas. Devem ser tomados de 30 a 45 minutos antes de treinar.
Alternativa natural: ingerir carboidratos de absorção lenta, que vão liberando energia aos poucos. A cafeína também pode ajudar.

Termogênicos
Esses suplementos ajudam a acelerar o metabolismo e o processo de termogênese, que aumenta a temperatura do corpo e auxilia na queima de gorduras. Deve ser tomado uma ou duas vezes por dia.
Alternativa natural: utilizar alimentos e bebidas que auxiliam a termogênese, como vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, kiwi, óleo de coco, peixe, café, ou até mesmo um copo de água.

shutterstock_219676978Aminoácidos
São os conjuntos de aminoácidos que formam as proteínas, principais constituintes das fibras musculares. Apesar de o corpo produzi-los, é importante fazer suplementação caso sejam feitos exercícios aeróbicos intensos, uma vez que os níveis de glutamina (o aminoácido mais conhecido) caem durante o treinamento. Você pode tomá-los 15 minutos antes do treino e logo após também.
Alternativa natural: suplementar tomando levedura de cerveja, fácil de achar em mercados naturais e riquíssima em aminoácidos essenciais.

Proteínas
Se determinado músculo está sendo constantemente exercitado, o corpo naturalmente aumenta o aporte de proteínas para ele, deixando-o mais forte e torneado. O princípio dos suplementos proteicos é fornecer a matéria-prima desse processo e permitir a produção de fibras musculares. Você pode encontrar suplementos proteicos dos mais diversos tipos e eles podem ser usados em diferentes momentos do dia, dependendo dos seus objetivos.

Carboidratos
São os combustíveis do organismo. Indicados para atletas de alto nível que precisam suprir necessidades energéticas. Seu consumo também é orientado para que pessoas com massa muscular abaixo do normal alcancem o padrão para seu peso, altura e idade. Deve ser tomado após a atividade física e deve ser acompanhado de uma alimentação balanceada.
Alternativa natural: qualquer tipo de carboidrato complexo, de absorção e digestão lenta, como o arroz, o pão integral, batata e fibras.

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