TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Terapia de casal: não tenha medo de pedir ajuda

Todo casal tem momentos de briga, isso é inegável. Mas, se o relacionamento não está mais tão fortalecido e sofre constantemente com desentendimentos, falhas de comunicação, ciúmes, desconfianças e tantos outros problemas que podem minar a vida a dois, talvez tenha chegado a hora de repensar. Alguns casais concluem que sinais tão fortes de crise representam o fim do relacionamento, mas outros preferem acreditar que aquele amor que os uniu ainda está lá. Para esses últimos, a terapia de casal pode ser uma grande ajuda.

A terapia deve funcionar como uma ajuda para que cada um possa entender o propósito do relacionamento e a sua participação nele. É uma forma de acolhimento e acompanhamento do casal, fazendo com que cada um encontre seu rumo na relação.

Mas porque não posso fazer isso sozinha com o meu parceiro, sem a participação de um terapeuta?

Essa pergunta é recorrente e faz muito sentido. O terapeuta vai servir como um “mediador”, como alguém que vai saber ouvir cada um sem mágoas e retóricas do passado. Ele vai ajudar vocês dois a reverem e repensarem o relacionamento, dialogando e ajustando expectativas, além de colaborar para que vocês consigam enxergar os rumos da relação.

Não necessariamente o casal precisa ser atendido em conjunto, isso é muito particular e deve ser avaliado caso a caso. Vocês podem ter sessões juntos, depois cada um separadamente, pode participar de práticas e atividades, há todo tipo de proposta, depende do casal. O vínculo de confiança estabelecido com o profissional que atenderá vocês é fundamental.

E funciona?

Não existem regras para encontrar a felicidade no relacionamento. Cada um deve encontrar a consciência desse processo de forma única e individual, livre de modelos e paradigmas impostos por outros. Vocês devem se sentir bem um com o outro e buscar a felicidade, só isso. Talvez a terapia só ajude a decidir que o melhor mesmo é que cada um siga seu caminho, mas qualquer que seja a decisão, certamente será mais tranquila se for feita seguindo um processo respeitoso entre ambos. E a terapia é, com certeza, uma excelente opção para isso.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!