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Meditação

Técnicas de meditação para dormir melhor

Nos dias de hoje, sabemos que a meditação é primordial para levar uma vida menos corrida e agitada. Só com ela é possível treinar a mente para focar no que estamos fazendo, sem sobrepor uma coisa à outra – que é o que normalmente fazemos e acaba sendo um dos grandes responsáveis pelo extremo cansaço mental que quase todo mundo sente. Quantas vezes você já sentiu essa exaustão e decidiu ir dormir, mas não conseguiu? O turbilhão de pensamentos que nos acomete na hora de descansar – justo no momento que precisávamos desligar a mente – pode ser responsável por noites de sono mal aproveitadas e por essa sensação de agitação que não termina nunca.

Praticar a meditação é uma das melhores maneiras para mudar essa realidade, veja abaixo o passo-a-passo e tenha uma boa noite!

shutterstock_684431141. Termine tudo que precisa fazer antes de dormir e sente-se na cama com as costas eretas.
2. Desligue as luzes e fique no escuro, se possível, desligue também os eletrônicos que emitem pequenos focos de luz – eles podem alterar a profundidade e a qualidade do seu sono.
3. Repasse mentalmente seu dia, aceite-o e mentalize que agora não há mais nada para fazer, apenas dormir. Seja grato e positivo sobre o que aconteceu, inclusive as pequenas coisas.
4. Respire profundamente e tente não imaginar nada – o estimulo pode perturbar sua mente. Apenas concentre-se no ar entrando e saindo do seu corpo.
5. Mentalize um ponto abaixo do seu nariz, por onde o ar passa. Foque nesse ponto e concentre-se em sentir o ar entrando e saindo, nada mais. Faça isso por 5 minutos e, se quiser, use uma música relaxante para esse momento.
6. Com certeza, você irá pensar em várias coisas, mas tente não dar atenção para esses pensamentos. Deixe que venham e permita que saiam da sua mente, sem aprofundar nada. Tudo será resolvido na hora certa.
7. Sempre que algo te distrair, volte para o ponto embaixo do nariz e foque na mentalização do ar que entra e sai de você.
8. Ao longo dos dias e com mais treino, você pode aumentar os minutos de mentalização, cultivar o silêncio é importante e necessário, principalmente antes de dormir.
9. Assim que se sentir totalmente focado, você irá notar que já está quase dormindo sentada, então é hora de deitar.

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