TIM espaço mulher

Menu

Suplementação

Suplementos vitamínicos: cuidado ao usar!

Aliadas da boa saúde e do bom funcionamento do sistema imunológico, as vitaminas não podem faltar na dieta. Até porque, por mais que a gente pense que está se alimentando bem, a realidade é que muitas vezes não estamos. Mesmo aqueles que se preocupam com a dieta podem não conseguir ingerir quantidades adequadas de vitaminas. Por isso, o uso de suplementos vitamínicos é uma boa maneira de aumentar o consumo diário de vitaminas, desde que tenham acompanhamento médico.

Na medida certa
Mesmo que sejam de vitaminas, os suplementos ingeridos em grande quantidade podem trazer muitos problemas ao corpo, fazendo com que toda a suplementação não tenha efeito ou, em alguns casos mais graves, provoque um efeito contrário. Por mais paradoxal que possa parecer, o excesso de vitaminas no organismo pode causar desequilíbrios metabólicos e levar aos mesmos prejuízos da falta de vitaminas. Veja alguns problemas que podem ser causados pelo consumo errado de suplementos:

shutterstock_280472582• Vitamina A: pode levar ao ressecamento da pele, deixando-a propensa a fissuras labiais, além de dores ósseas e nas articulações, cefaleia, tonturas, náuseas, queda dos cabelos, lesões no fígado e parada do crescimento.

• Vitamina B12: Pode levar a uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, podendo levar à óbito por paralisia do centro respiratório.

• Vitamina D: Tem papel importante na fortificação dos ossos, pode causar a calcificação de vasos sanguíneos e levar a arteriosclerose, se combinada ao excesso de cálcio no sangue.

• Vitamina E: Pode alterar a coagulação sanguínea, aumentando a chance de tromboses e o entupimento dos vasos sanguíneos por coágulos.

Por isso, é fundamental consultar sempre um profissional médico antes de fazer qualquer tipo de suplementação alimentar. Os suplementos vitamínicos, se consumidos com a indicação de um médico e bem orientados, podem aumentar a imunidade, prevenir a manifestação de doenças e combater o envelhecimento.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!