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Suplementação

Suplementos que ajudam na função intestinal

O que não falta por aí é anúncio de suplementos alimentares com promessas de alívio digestivo. Pena que alguns deles têm mais fama do que efeito. Saiba em quais você deve investir suas fichas para ajudar na função intestinal e viver uma vida mais leve e tranquila.

Probióticos
Esse é o suplemento que toda mulher deveria consumir diariamente. Probióticos são compostos de bactérias saudáveis, cuja ingestão fortifica a flora e suaviza os danos da rotina regada a estresse e fast-food. Estão presentes em alimentos como banana verde, kefir, leite fermentado e alguns iogurtes e queijos. O ideal é optar por versões vivas, refrigeradas e que incluam pelo menos alguns tipos de bactéria, incluindo lactobacilos. Siga as orientações da embalagem para manutenção e consumo.

shutterstock_36792190Enzimas digestivas
As enzimas digestivas como amilase, lipase e protease afastam o inchaço e os gases ao acelerar a quebra dos carboidratos, proteínas e ácidos graxos. São encontradas em frutas como mamão, kiwi e abacaxi e podem também ser consumidas sob a forma de suplemento (feito sob manipulação com receita médica). Como reforçam um processo natural do corpo, eles não só são efetivos como seguros.

Açafrão-da-terra
Esse tempero vem ganhando o lugar de queridinho a favor da saúde intestinal. Estudos mostram que seu princípio ativo, a cúrcuma, tem propriedade anti-inflamatória e talvez retarde o crescimento de células de câncer de cólon. É também um importante aliado na redução de cólicas dolorosas. Mas vale checar com um médico ou nutricionista antes de colocar açafrão na comida para se certificar de que ele não interaja com alguma outra medicação que você esteja tomando.

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