TIM espaço mulher

Menu

Suplementação

Suplementos alimentares são prejudiciais à saúde?

Muito se fala sobre a suplementação alimentar e, atualmente, é comum encontrar esses produtos em qualquer lugar: farmácias, internet, mercados e lojas especializadas em artigos esportivos. Quem tiver vontade, pode consumir suplementos e é muito comum que não se tenha orientação ou toda informação disponível para fazer as melhores escolhas. Sendo assim, fica a dúvida: é realmente perigoso para a saúde fazer uso de suplementos alimentares?

A resposta é simples: depende de cada um. Em teoria, não é prejudicial fazer uso de suplementos alimentares, pois eles têm como objetivo complementar a alimentação, principalmente quando ela não fornece a quantidade suficiente de determinados nutrientes, o que normalmente acontece com quem pratica atividades físicas regularmente. Além de suprir carências na dieta, os suplementos ainda oferecem ótimos resultados no que diz respeito ao ganho de massa muscular.

shutterstock_174196724O problema, na verdade, é a falta de orientação para definir o esquema de suplementação. É comum ver gente simplesmente comprando aquele suplemento que funcionou com o amigo ou conhecido. Só que o amigo não estudou nutrição e não é capaz de prescrever suplementação. Para definir isso, é necessário entender a rotina alimentar do atleta, verificar a deficiência de nutrientes, checar a frequência e intensidade dos exercícios físicos e definir se é mesmo necessário suplementar ou se apenas um up na dieta já pode dar resultados interessantes. Fora isso, também é essencial fazer uma visita ao médico, que ajudará na avaliação clínica e verificará doenças pré-existentes ou tendências de problemas cardíacos, renais ou hepáticos.

De qualquer forma, esses produtos normalmente não apresentam perigo à saúde se consumidos em paralelo com uma alimentação adequada e com supervisão profissional.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!