TIM espaço mulher

Menu

Suplementação

Suplementação na gravidez também é preciso

Estamos sempre preocupadas em acertar na dieta, para manter uma alimentação equilibrada e saudável e, com isso, manter o corpo em dia, não é mesmo? Mas você sabia que é justamente durante a gravidez que é necessário cuidado com a suplementação alimentar? Para formar seu corpo, o bebê requer vitaminas, nutrientes, minerais e outras substâncias. A responsável por prover tudo isso é a mãe, que guarda e abastece o feto em seu ventre. Muitas dessas substâncias vêm da alimentação, e é necessário que se faça a suplementação para a grávida.

Veja os suplementos necessários e em quais casos ele deve ser tomado:

Ferro
O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, a célula vermelha do sangue, em qualquer indivíduo. Nas gestantes ocorre um aumento do volume de sangue, que requer mais hemoglobina e, em consequência, mais ferro. A suplementação desse nutriente é recomendada para todas as mulheres no terceiro trimestre da gravidez.

shutterstock_201739250Ácido fólico
Esse nutriente tem uma importância redobrada porque previne má-formação no tubo neural, o futuro sistema nervoso do bebê e a alimentação pode não ser suficiente para suprir as necessidades. A suplementação é sempre indicada.

Vitamina A
Ela é importante para o desenvolvimento e crescimento do feto, e a sua suplementação só é necessária caso a gestante não consuma alimentos como cenoura ou beterraba.

Vitamina C
Alguns estudos têm demonstrado que a deficiência de vitamina C pode alterar o desenvolvimento cerebral do feto. Este é outro caso em que é fácil conseguir ajustar os níveis do nutriente pela alimentação, tornando a suplementação só indicada para casos especiais.

Cálcio
É fundamental que a mãe tenha boas reservas de cálcio para oferecer ao bebê em formação, caso contrário ela pode desenvolver doenças no futuro, como a osteoporose. Além disso, uma dieta rica em cálcio também pode combater a hipertensão na gravidez, segundo estudos. A suplementação só deve ser feita caso a dieta seja pobre desse nutriente.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!