TIM espaço mulher

Menu

Saúde

Sem repelente: saiba como proteger seu bebê dos temidos mosquitos

Em tempos de zika, chicungunha e febre amarela, qualquer insetinho perto do bebê pode assombrar os pais. Principalmente se ele tiver menos de 6 meses, quando ainda não é liberado o uso de repelentes.

E, mesmo com o fim do verão, vale sempre ficar atento. Por isso, fomos buscar algumas dicas e alternativas naturais para você proteger seu bebê dos riscos das doenças transmitidas pelos mosquitos, do desconforto da picada e de possíveis alergias e, claro, sem ter que expor a criança aos riscos tóxicos dos repelentes mais eficazes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para minimizar o risco de picadas de mosquitos é importante se atentar para uma série de fatores. Uma dica simples é optar por vestir o bebê com roupas de cores claras, preferencialmente brancas, porque a cor escura não incomoda o inseto, e longas, nos braços e nas pernas. Para isso, a mamãe pode escolher peças e pijamas confortáveis de meia-estação, que, mesmo sendo mais compridos, são bem fresquinhos.

Para proteger o filho no carrinho, bebê conforto ou berço, é recomendado o uso de mosquiteiros simples, com poros que não ultrapassem 1,5 mm. Antes de dormir, um banho pode ajudar a eliminar o suor do bebê e diminuir a atração dos mosquitos, além de deixar o pequeno mais confortável para uma boa noite de sono. Após o banho, o uso de perfumes ou colônias não é apropriado, pois a fragrância em contato com a pele também é um chamariz para os insetos. O ideal é deixá-lo apenas com o cheirinho suave dos produtos usados durante o banho, como sabonete e shampoo.

mosquiteiro

Outro aliado na hora de proteger a criança contra pernilongos e mosquitos é manter o ambiente refrigerado, pois a queda da temperatura e da umidade ajuda a espantá-los. Lembrando que a temperatura ideal do ar-condicionado no quarto do bebê é entre 22 °C e 26 °C. O ventilador também pode ser usado, sem que o vento bata diretamente na criança, mas sua eficácia é menor. Em ambas as opções, os insetos apenas abandonam o local, mas não morrem.

A instalação de mosquiteiros nas janelas e vedação de portas são indispensáveis, pois aumentam consideravelmente a proteção contra mosquitos. É indicado também manter as janelas fechadas nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. De tempos em tempos, uma dedetização com profissional é recomendada para que a casa fique protegida. Essas orientações também servem para apartamentos, mesmo em andares mais altos.

Além disso, artifícios populares podem ser tentados, ainda que não tenham grande comprovação científica: repelentes à base de citronela, como velas feitas com a planta, remédios homeopatas e a ingestão de complexo B, vitamina em gotas que é facilmente encontrada em farmácias.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!