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Dicas Esportivas

Sambar serve como exercício físico?

No dia 2 de dezembro é comemorado o dia do Samba, você sabia? Esse ritmo tão forte da nossa cultura está presente na vida da maioria dos brasileiros e o melhor disso tudo é que, além de muito divertido, sambar pode ser um excelente exercício físico! Os resultados, é claro, vão depender muito do aluno, da condição física, do ritmo imposto pelas músicas e pelo professor, porém, em 60 minutos de samba com uma boa intensidade pode-se perder mais de 500 calorias. Muita alegria e gasto calórico excelente nessa aula que rende uma ótima forma física e, de quebra, te prepara para arrasar no Carnaval.

shutterstock_306009092Durante a aula, as mulheres usam mais os músculos da panturrilha e das coxas, além do cardíaco, comum em modalidades de dança. Seja na academia, nas ruas ou na quadra da escola de samba preferida, quem gosta de sambar nunca deve se esquecer do aquecimento, que pode ser feito de várias formas. Uma delas é sambando em uma intensidade baixa com pouco impacto ou ainda dançando um ritmo semelhante ao samba só que de forma mais suave.

A aula de samba serve como um ótimo exercício complementar, mas você não pode deixar de lado as atividades aeróbicas, musculação e, é claro, uma alimentação saudável e balanceada. Quem é iniciante e não tem preparo físico precisa focar atento ao risco de lesões, evitando saltos ou sessões muito prolongadas de samba. Para dar tudo certo e evitar surpresas desagradáveis, lembre-se de sempre estar com a musculatura de panturrilha, anteriores, posteriores, internos, externos de coxa, glúteos e todo corpo bem alongados e fortalecidos antes da aula.

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