TIM espaço mulher

Menu

Autoestima

Sai dessa! 6 dicas para acabar com a ansiedade

ansiedade
(Foto: Shutterstock)

Coração palpitando, falta de ar, insônia. Conhece esse quadro? Então vocvê provavelmente sofre de ansiedade.
A ansiedade tem a capacidade de nos tirar do eixo, de criar medos, inseguranças e infelicidades. Faz parte do quadro o famoso “sofrer por antecipação”, pensar demais num problema que pode (ou não) acontecer. Também pode rolar o pensamento de remoer o que já aconteceu e não pode mais ser mudado.
Mas antes de sair correndo para o médico para pedir remédios, vale a pena tentar essas 6 dicas, que prometem aplacar a ansiedade de forma natural e, até, definitiva, uma vez que você aprende a ter controle sobre si mesma.

Vamos tentar?

1 – Respire
A respiração desempenha um papel importante no desenvolvimento de alguns dos piores sintomas da ansiedade, como dores no peito e tonturas. Eles são resultado da hiperventilação. Infelizmente, a ansiedade pode treinar o corpo para respirar de forma ineficiente, causando mais hiperventilação. Treinar o corpo para respirar melhor, adotando respirações lentas e controladas pelo menos num período do dia, todos os dias e numa posição confortável.
Siga essa sequência: respire pelo nariz durante 5 segundos; segure a respiração durante 2 segundos; expire pela boca, soltando o ar todo, durante 7 segundos.
Usar esta estratégia quando se tem sintomas de hiperventilação ou se simplesmente queremos acalmar a mente e o corpo pode ajudar a treinar o corpo para respirar de forma mais eficiente, reduzindo consequentemente os níveis diários de ansiedade.

respire

(Foto: Shutterstock)

2 – Pratique esportes
O exercício é um componente crucial de uma pessoa mentalmente saudável. Fornece várias ferramentas importantes para controlar a ansiedade. Estudos mostraram que o exercício regular está diretamente relacionado ao nível de relaxamento e bem estar geral, com quase nenhuma consequência negativa. Se o seu objetivo é controlar sua ansiedade, o primeiro passo é começar a praticar exercício, quem sabe uma caminhada para dar a largada?

3 – Coloque tudo no papel
Embora a ansiedade tenha muitos sintomas físicos, os sintomas mentais são muitas vezes os mais difíceis de controlar. Quando perceber que seus pensamentos estão te deixando angustiada, uma dica é anotá-los, colocá-los no papel. Não apenas pensamentos stressantes, mas qualquer pensamento recorrente. Isso é especialmente útil à noite, quando muitas vezes existem pensamentos que não nos deixam dormir. Escrever todos esses pensamentos num diário, faz com que o cérebro relaxe por saber que estão num lugar permanente.

diário

(Foto: Shutterstock)

4 – Pense positivo
O objetivo é valorizar tudo o que é positivo, mesmo as coisas mínimas, que parecem não ter importância. A sugestão é construir uma espécie de diário de bordo, onde se colocam apenas as coisas positivas que acontecem ao longo do dia, de forma detalhada. Não é necessário colocar pontos novos todos os dias, mas os específicos positivos.

5 – Distraia-se
Diariamente, a melhor maneira de fazer isso é sair com amigos, ficar ocupado e fazer coisas saudáveis. Mas digamos que pode não ter muito tempo ou disposição para sair ou não ter os amigos sempre disponíveis. Uma estratégia é ver horas sobre horas de comédia. Eles fornecem uma distração mental, tão importante para controlar a ansiedade.

6 – Tome vitaminas
Considere a suplementação com magnésio, pois pode ter um efeito poderoso sobre a ansiedade. O magnésio desempenha um papel-chave na melhoria dos níveis de serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade. A produção de serotonina que ocorre no cérebro ajuda a regular o humor, o sono e o apetite.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!