TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Vida a dois

Quer terminar o namoro, mas está sem coragem? Psicólogo dá dicas

bad breakup
(Foto: Shutterstock)

Terminar um relacionamento nunca é uma decisão fácil – mesmo quando está na cara que a coisa já não anda lá muito bem. Isso pode acontecer porque não queremos deixar o parceiro triste ou por estarmos acomodadas, por exemplo.

Mas vale lembrar algumas coisas antes de qualquer movimento de término para criar coragem e ter mais certeza daquilo que deseja:

Antes de qualquer atitude…
Em primeiro lugar é importante pensar um pouco sobre os motivos pelos quais você quer terminar. Tenha isso muito claro em sua mente, pense um pouco se você já conversou com seu parceiro sobre mudanças, tentando melhorar seu relacionamento, se realmente já tentou fazer dar certo. Caso você já tenha tentado conversar, é valido se focar em saber exatamente o porque você não quer mais.

Não tem mais jeito, mesmo…
Depois de decidir que você realmente quer terminar, vamos à etapa dois: marque um dia com a pessoa e tenha uma conversa simples, direta e muito educada, nada de prolongar a conversa, prometendo mudanças, etc… já que isso deveria ter sido feito antes, então chega um momento que não devemos dar mais e mais oportunidades, pois o sofrimento é para ambos e não precisa ser prolongado.

Olho no olho, sempre
Um ponto importante é ter esta conversa cara a cara e não via WhatsApp. Acho que em um relacionamento é preciso ter respeito acima de tudo e nada mais impessoal do que um término via redes sociais/telefone. Para isso, escolha um local adequado, sem muita exposição e escolha um momento adequado, não aquele dia que o parceiro já teve muitas dificuldades. Não custa esperar 1 ou 2 dias para ter a conversa, mas não 2 anos.

Brigar a essa altura?
Nesta conversa tente ser o mais sincera e honesta possível. A ideia não é ofender a pessoa, mas agir com a transparência que você espera que agissem com você. Caso a conversa tome um rumo que você não gostaria, gerando briga, encerre e não discuta. Marque outro dia para conversar novamente.

Não tenha medo de procurar ajuda
Caso você seja casada e tenha filhos, as dinâmicas se complicam um pouco, mas se você não está conseguindo sair do relacionamento, uma outra ideia é procurar a ajuda de um psicólogo e entender o que esta acontecendo. Todos sabemos que algumas vezes temos vontade de abandonar tudo e sumir, mas essa saída, às vezes, traz mais problemas que soluções. Então, encare o problema de frente e, se não conseguir, peça ajuda.

Diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME). Mestre e doutorando em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!