TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Própolis, o antibiótico natural

O própolis é constituído de resinas vegetais que as abelhas coletam de árvores, cera, pólen, ácidos e gorduras e o usam como uma espécie de solda. O própolis tem, comprovadamente, ação antibiótica, antisséptica, imunológica, anestésica, cicatrizante e anti-inflamatória. É uma substância tão poderosa que tem sido testada experimentalmente em doenças como faringite, câncer de garganta, pulmão e infecções gerais, em diferentes concentrações.

Por ser muito potente, recomenda-se que o própolis seja usado com cautela, sem exagero e sempre por pouco tempo – no máximo 90 dias –, pois possui propriedade comprovada de um antibiótico natural. Portanto, essa substância não pode ser usada como profilático medicinal, mas sim no tratamento complementar de doenças diversas.

Como usar?
O própolis é vendido normalmente em solução alcoólica, em diferentes concentrações. Alguns produtos também associam o própolis com o mel, principalmente para tratamentos de infecções na garganta. Além disso, existe também o própolis concentrado, sem álcool. A recomendação é diluir o própolis sempre em um pouco d’água antes de ingerir, pois ele pode irritar as cordas vocais se for tomado puro. Você também pode usar a versão comercializada em gotas.

Em que casos devo usar?
Embora seja totalmente natural e sem contraindicações, é prudente informar ao médico sobre o consumo de própolis e verificar com ele como será o tratamento. De forma geral, você pode usar o própolis nas seguintes situações:

shutterstock_173971586– Em doenças inflamatórias superficiais, como estomatite, amidalite, gengivite, hemorroidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico traz melhores resultados, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado.

– Também é indicado para evitar a fadiga, melhorar as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, do diabetes e da hipertensão.

– Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.

– Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!