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Por que o potássio é tão importante?

A imagem é quase um clássico: antes de malhar, aquele amigo bombado come uma penca de bananas, quase como se estivesse se preparando para uma guerra. A cena pode ser mesmo curiosa, afinal porque uma fruta cheia de carboidratos é tão queridinha dos adeptos da musculação? Potássio, é a resposta. Esse nutriente é importantíssimo para quem quer ter um bom desempenho muscular.

Muitos benefícios
O potássio é extremamente importante para as funções do corpo, já que é esse mineral que consegue equilibrar o potencial elétrico da membrana, permitindo que certos nutrientes entrem na célula ou não. Além disso, o potássio é essencial na contração muscular. Outra função importante do potássio, é sua influência direta no metabolismo dos carboidratos, que geram mais energia para o corpo. E por fim, mas não menos importante, o potássio também ajuda no controle de líquidos do corpo, ajudando a equilibrar a pressão arterial.

O potássio e a atividade física
Estudos já comprovaram que pessoas com uma dieta pobre em potássio perdiam massa muscular de forma evidente. O potássio não auxilia apenas durante a contração muscular, como também na sua síntese e a falta desse nutriente pode causar fadiga muscular, cansaço e até mesmo arritmia cardíaca.

Como consumir?
Um adulto deve consumir cerca de 5.000 mg por dia de potássio para que os efeitos sobre a musculatura possam ser vistos. Pode parecer um valor alto, mas existem muitos alimentos com excelente concentração de potássio e são alimentos fáceis de incluir na dieta, veja abaixo alguns exemplos:

Banana: 422 mgshutterstock_308169698
Ameixa seca: 732 mg
Uva passa: 749 mg
Abóbora: 340 mg
Tomate: 237 mg
Abacate: 485 mg
Amendoim: 705 mg

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