TIM espaço mulher

Menu

Receitas

Petit gateau: arrase na sobremesa de Dia dos Namorados

Fazer o petit gateau pode até ser simples, mas você sabe quais são os truques para acertar nessa deliciosa sobremesa? Confira o passo a passo em detalhes e faça bonito com o seu amor no próximo dia 12:

Ingredientes
250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga sem sal
170g de açúcar
5 gemas e 5 claras
100g de farinha de trigo

Preparo
Derreta o chocolate em banho maria e deixe esfriar. Bata as gemas com o açúcar até ficar bem claro. Junte a manteiga (em temperatura ambiente) e misture até ficar cremoso e homogêneo. Ao chocolate, junte a farinha de trigo peneirada e misture apenas o suficiente para deixar a mistura lisa e homogênea. Bata as claras em neve, e incorpore com cuidado a mistura de chocolate para finalizar. Assim que ficar pronta a massa do Petit Gateau, escolha pequenas formas para levar ao forno. Unte-as com manteiga e farinha, e retire todo o excesso deixando apenas uma fina camada para não deixar o bolinho grudar. Encha apenas ¾ das forminhas com a massa de chocolate, tendo em vista que é preciso deixar um espaço para o bolinho crescer.

shutterstock_125669795

Para não errar!
Qual chocolate usar?
Quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, mais intenso será o sabor do chocolate, e menos açúcar terá em sua composição. Portanto, um chocolate entre 53% e 64%, que são considerados meio amargo e amargo, são os mais indicados.

Como fazer banho maria?
Adicione água em uma panela, espere ferver e coloque um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.

Pode derreter o chocolate no micro-ondas?
Sim, o micro-ondas é uma boa alternativa ao banho maria e mais rápida. Lembrando sempre que o chocolate não pode ficar em altas temperaturas, então é importante derreter de 20 em 20 segundos, mexendo sempre. Nesse caso, a potência do micro-ondas não pode estar no máximo.

Acerte nas claras em neve
Ao bater as claras em neve estamos incorporando ar em sua composição e, por isso, ela aumenta consideravelmente de volume. É importante ao quebrar os ovos não deixar nenhuma partícula de gema de ovo na clara, pois isso atrapalha a sua montagem. Pode-se usar tanto a batedeira como o batedor manual, desde que ao final seja possível virar o recipiente com a clara de cabeça para baixo sem ela cair. Uma clara que não é batida suficientemente bem é um dos maiores motivos de receitas que não deram certo.

O ponto ideal do bolinho
Um Petit Gateau original e correto deve ser um bolinho de chocolate cremoso, ou seja, assado por fora e cru por dentro. Para facilitar e acertar o ponto certo, leve as forminhas já com a massa de chocolate para a geladeira por cerca de 30 minutos. Isso dificultará que o seu interior cozinhe totalmente e muito rápido. O ponto mais importante está na temperatura do forno que precisa ser indispensavelmente alta, uma vez que precisamos assa-lo apenas por fora. Pré-aqueça o forno a 220 graus, e asse o Petit Gateau entre 7 e 15 minutos. Para acertar o ponto, veja se as laterais estão cozidas – se estiverem, o bolinho já está pronto!

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!