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Fit Chef

Pegue leve na ceia e mantenha a forma

Um dos maiores receios de quem está na luta conta a balança são os exageros das festas de final de ano. E não é para menos: em meio a tantas opções – nem sempre as mais saudáveis – é fácil cair em tentação. Mas não se preocupe! Dá para comer bem na ceia de Natal e manter os hábitos equilibrados, sem exageros. Confira as dicas:

Alimente-se normalmente ao longo do dia.
Se você passar fome para antecipar a comilança da ceia, o tiro vai sair pela culatra: com fome, você provavelmente irá comer mais mesmo. Então alimente-se como sempre.

shutterstock_342959879Como aperitivo, consuma nozes, castanhas, amêndoas, etc
São calóricas, mas um punhado é suficiente para forrar o estômago e fornecer vitaminas do complexo B, vitamina E, nutrientes (zinco, cobre, magnésio, selênio) e gorduras que contribuem para a prevenção de doenças cardíacas.

Olhe todas as preparações da mesa antes de fazer o prato
É igual ao self service, é bom se planejar antes. Assim você evita exageros, experimenta tudo e pega mais daquilo que você mais gosta.

Além das comidas tradicionais de Natal, faça uma salada
Não aquela de todos os dias, mas uma salada bonita, colorida, com variedade de folhas. Sirva com mais de 1 opção de molho (à parte): um à base de iogurte, outro de mostarda, pode ser com azeite e ervas, etc. Você pode aproveitar que é época e colocar nozes por cima.

Comece pela salada
A salada é rica em fibras e confere saciedade. Assim, você tem menos chances de exagerar.

Frutas secas também são frutas
Parece redundante, mas as frutas secas (ameixa seca, tâmaras, damascos, uva passa) são as frutas sem a água, todo o resto (as fibras, o açúcar, as vitaminas e minerais) continuam nelas. Como fazem menos volume, algumas pessoas costumam comê-las em grandes quantidades, em excesso. Assim como as nozes e castanhas, o ideal é comer só um punhado.

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