TIM espaço mulher

Menu

Musculação

Os principais mitos da musculação

Com o aumento do conhecimento a respeito dos esportes – e, em especial, com relação à musculação – é possível derrubar alguns mitos tão comuns que vemos por aí. Desconstruir essas crenças é importante porque só assim entendemos como funciona nosso corpo, o que nos permite melhorar o rendimento nos treinos. Veja:

– Agachamento faz mal para o joelho.
Mito! O agachamento é um movimento que nós executamos desde muito cedo, ou melhor, desde que começamos a adotar a posição ereta e a andar, sendo assim um movimento natural dos seres humanos. Além disso, os agachamentos podem ajudar muito nosso organismos em outras funções corporais, como digestão e excreção, pela força que aplicamos na parte inferior do abdômen. O que pode provocar lesões é a forma com que as pessoas praticam o agachamento, como posicionam os pés, quais cargas utilizam etc.

– É necessário fazer muitos abdominais para ter a barriga chapada.
Mito! Já falamos sobre isso, até mesmo sem exercícios é possível ter um abdômen sequinho. Sendo assim, uma boa nutrição é o primeiro passo para quem quer alcançar esse objetivo. Os exercícios funcionam para queimar gordurinhas extras e manter a musculatura no lugar, nada mais.

shutterstock_230841514– Treino de força faz mal à saúde.
Mito! Apesar de ser um treino de força, não quer dizer que esse exercício irá forçar alguma parte do seu corpo além da conta, ainda mais se for acompanhado de um profissional que te dê o respaldo necessário. Qualquer pessoa que queira melhorar sua capacidade funcional e longevidade precisa fazer treinos de força. Ela fará bem à saúde, ao corpo e à mente!

– Terminar o treino com muitas dores significa que o exercício rendeu.
Mito! É comum hoje em dia ver pessoas fazendo treinos com intensidades elevadas e que exigem muito da energia achando que só assim conseguem resultados. Isso não é verdade! Um bom treinador consegue que uma pessoa acabe o treino bastante cansada, para poder induzir a adaptação corporal que vai levar à melhoria da sua saúde e performance, ou seja, vai levar ao estresse muscular, mas na dose certa. É importante lembrar que o descanso também faz parte dos treinos, já que é nesse momento que o músculo de recupera do esforço e se fortalece.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!