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Saúde

Os melhores exercícios para quem já passou dos 60

atividade física terceira idade
(Foto: Shutterstock)

Tema freqüente no consultório e no dia-a-dia. Afinal, o que um idoso precisa fazer de atividade física? Pois bem, antes de qualquer coisa é preciso ressaltar que a atividade física, quando realizada da maneira correta, com supervisão e segurança traz benefícios para todas as idades. Mas pensemos nas particularidades para os idosos e suas implicações.
Quando se faz um exercício, temos que pensar da seguinte forma: para que este exercício está me preparando? Não entrando na questão do exercício como lazer, pensemos no benefício para a saúde física. No caso dos idosos, que problemas devemos prevenir com as atividades físicas e o que devemos preservar?
Respondendo, devemos prevenir quedas e devemos preservar a funcionalidade/ independência nas atividades do dia-a-dia. Os idosos fazem atividades mais pontuais e curtas do que prolongadas e é assim que se manterão funcionais. Levantam-se, andam curtas distâncias, sobem uma escada, mas dificilmente irão fazer uma atividade mais prolongada. Percebam que estou diferenciando 2 tipos de fibras musculares, as trabalhadas com exercícios aeróbicos (prolongados) e as trabalhadas com exercícios anaeróbios (destaque para musculação).
Não estou desmerecendo de forma alguma os exercícios aeróbicos, mas pelo raciocínio acima entendam que estaremos preparando muito mais os idosos para as atividades do dia-a-dia com exercícios de musculação! Se tiver que escolher um tipo de exercício apenas, escolha esse! Em relação à prevenção de quedas, é importante introduzir exercícios voltados para o equilíbrio também: ficar num pé só; andar com um pé a frente do outro como numa corda de circo… Coisas simples que podem ser incorporadas na rotina diária. Havendo tempo de sobra, por que não acrescentar atividades aeróbicas que trarão benefícios circulatórios adicionais? Façamos também!
E deixando uma mensagem final musculaturas em ordem de importância. Primeiro lugar, trabalhe as pernas que irão te sustentar! Não carregaremos muito peso quando idosos, mas precisamos carregar muito bem o peso do nosso corpo! Em segundo lugar, as costas, visando uma manutenção da postura e a prevenção da chamada “corcunda” (termo leigo para a cifose), terceiro lugar para o abdômen para contrabalancear com as costas e por último os braços!

Clínico geral, professor e geriatra da USP, Hospital das Clínicas, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês. Criador do Projeto Mente Turbinada.

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