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Meditação

O passo-a-passo da meditação

A prática da meditação traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, além de fazer você viver uma vida mais tranquila, favorecendo o seu bem-estar. Se você está plenamente convencida disso e quer organizar a sua prática de meditação, basta seguir o passo-a-passo e vivenciar as maravilhas dessa técnica para a sua vida. Acompanhe!

1. Determine o melhor horário: a meditação é essencialmente um momento de relaxar, então ela deve ser realizada quando for totalmente conveniente para você. O importante é reservar um horário em que você não será interrompido e estará livre para relaxar e apreciar.

shutterstock_2764654912. Escolha um ambiente tranquilo: assim como um horário conveniente, a escolha do local merece atenção. É importante buscar um lugar onde você não será incomodado. Ambientes quietos e calmos podem fazer da meditação uma experiência mais agradável e relaxante.

3. Sente-se de forma confortável: fique com a coluna ereta, relaxe os ombros e pescoço e mantenha os olhos fechados durante todo o processo. A sua postura também faz diferença. Certifique-se de estar relaxada e confortável. Você pode usar uma cadeira específica para meditação, caso sinta necessidade.

4. Não medite com o estômago cheio: uma boa hora para meditar é antes das refeições. Se for imediatamente depois de ter comido, é provável que você cochile durante a meditação. Entretanto, não se force a meditar se estiver com muita fome, já que essa ideia ficará ocupando sua mente e tirando a sua concentração. Nesse caso, você pode meditar duas horas após a refeição.

5. Se possível, alongue antes: faça alguns exercícios de alongamento antes de começar a meditar. Isso te ajudará a melhorar a circulação, remover a inércia e o cansaço, além de fazer você sentir seu corpo mais leve. Ao se movimentar, você ficará pronta para ficar sentada com boa postura por mais tempo.

6. Sorria levemente: ao longo da prática, mantenha um sorriso no rosto. Você verá a diferença: um leve sorriso mantém você relaxado, em paz e melhora a sua experiência de meditação.

7. Vá com calma: abra seus olhos e volte a se movimentar de forma lenta e gradual quando terminar a prática da meditação. Não tenha pressa; faça movimentos suaves e lentos e sinta novamente o ambiente à sua volta com calma.

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