TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Família

O mito do filho único: afinal, como criar sem estragar?

Xii, vai ser mimado! Coitado, vai se sentir tão sozinho! Mas só um? Quem optou por ter um só filho já cansou de ouvir frases como essas, muitas vezes nem tão carregadas de maldade quanto parecem. Acontece que o filho único é acompanhado de um mito e de uma série de estereótipos como esses.

Mas, acontece também, que hoje em dia essa configuração de família tem sido cada vez mais comum. Ou porque as mulheres resolveram priorizar a carreira e engravidaram mais tarde, ou por motivos financeiros ou por escolha, mesmo, por cederem menos às pressões da sociedade de que uma família completa deve ser cheia de filhos.

Se voltarmos no tempo para os anos 40 e 50 muitas famílias tinham de três a quatro filhos, era inconcebível famílias com filho único. Indo um pouco mais à frente nos anos 60 a 80 ela era composta de pai mãe e no mínimo três filhos, famílias com filho único ainda eram vistas com estranheza mas já despontavam em grandes cidades. Nos anos 90 a 2000 o padrão eram 2 filhos, nada mais, e chegamos aos dias de hoje onde as mães não ficam mais em casa passando roupa de seus maridos com ferro a carvão, elas vão a luta pegar no batente!

Nessa nova família, onde todos trabalham, não é incomum que se tenha um filho só. E os argumentos são vários: melhores condições de estudo, maior convívio com um filho só, menos tempo para lidar com a criança, maior dedicação dos pais, etc…

filho único

Não posso criticar quem escolhe e o que escolhe, num mundo onde todos tem dois filhos, sou a exceção, tenho três filhos e sou feliz com eles, mas não acho que um filho só seja ruim, não acredito no mito de que um filho único cresça estragado ou egoísta. Já conheci filhos únicos ótimos e mães com quatro filhos péssimos! Se você se preocupa com seu filho único de valores a ele, ensine-o a ser justo, a dividir, a ser honesto, companheiro e tolerante, os próprios amigos funcionam muitas vezes como irmãos mais velhos e mais novos!

Seu filho não deve demandar mais de você por ser filho único, a relação entre pais e filhos deve ser bem marcada, não estou dizendo que você não pode ser amigo ou amiga de seus filhos , estou dizendo que ele deve respeito a todo custo; Temos que aprender que o limite é bom!

Não faça todas as vontades de seu filho o tempo todo, a criança precisa aprender a valorizar o trabalho dos pais! Esses conselhos não são só pra quem tem um filho, mas para todo mundo!

Temos que ensinar aos nossos pequenos a ter paciência e a aprender que nem tudo cai das nuvens!

Por fim, é importante lembrar que tudo se baseia em exemplo, educação e valores, agora se vocês me dão licença, tenho que ir lá pra dentro, meus três filhos estão brigando de novo…

Timespacomulher-Assinatura-DrNelsonDouglasEjzenbaum

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!