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Dieta

Não é nada disso! 5 mitos sobre o emagrecimento

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O que não faltam na internet são notícias e mais notícias de dietas milagrosas e receitas definitivas para emagrecer, não é verdade? Nem precisa ser especialista para se ligar que muitas delas não passam de balela, mas tem muita coisa que confunde a cabeça de muita gente. Principalmente quando de trata de alimentos supostamente saudáveis ou quando a receita bombástica envolve alguma celebridade e o resultado que ela exibe nas fotos das revistas é tentador demais para pensar racionalmente.
Por isso, resolvemos desvendar os cinco mitos mais comuns sobre nutrição para que você tenha as informações certas. Aqui, isso é garantido!
COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA
carbs

A frase é muito generalizada e acaba surgindo um efeito negativo sobre o pobre carboidrato. Tudo no nosso corpo é transformado em glicose, que serve como fonte de energia para estudar, brincar, malhar e trabalhar.
Mas não é só carboidrato que se transforma em glicose, o que muitos dizem que engorda; a proteína e gordura, se também forem consumidas sem excesso, viram fonte de glicose sanguínea.
O segredo é sempre escolher o melhor carboidrato e sua quantidade adequada, por exemplo as raízes de baixo índice glicêmico como batata doce, inhame e cará. Mas nem elas são totalmente liberadas, deve-se haver um equilíbrio de não mais de 70 gramas no período da noite. A palavra chave é qualidade e quantidade, não precisa ter restrição alimentar.

ÁGUA COM LIMÃO PELA MANHÃ ACELERA O METABOLISMO

limão
A água junto com limão pela manhã não auxilia na melhora do metabolismo. A função do shot de limão, como chamamos, é melhorar a secreção de ácido gástrico, que é realizada principalmente com a presença de alimentos ácidos no estômago, o que facilita a digestão e funcionamento intestinal.
A melhora e aumento do metabolismo são realizados por alimentos que tenham características termogênicas, ou seja, que aumentem o calor produzido pelo corpo, consequentemente, maior queima calórica e aumento da função de queima de gordura. Os alimentos termogênicos mais conhecidos são: canela, gengibre, cacau, pimenta e o café.

REFRIGERANTES ZERO/DIET/LIGHT SÃO MELHORES QUE OS NORMAIS

refrigerante
O refrigerante não é uma bebida saudável ponto. O que muita gente confunde é o fato de os chamados zero ou light “poderem” entrar numa dieta sem “causar nenhum malefício”. Mas nem isso é verdade.
As versões Zero ou até com Stevia podem até não ter açúcar, mas também são cheios de carboidratos, calorias e sódio. OU seja, não são saudáveis. Além disso, podem provocar um efeito contrário.
Quando comemos um alimento açucarado, por exemplo, o nível de dopamina vai às alturas, trazendo a sensação agradável que nos incentiva a comer mais. Ocorre que o adoçante gera uma reação similar sem oferecer a tão buscada energia. A substância criaria uma expectativa por calorias no cérebro. Só que, como esse aporte não vem de fato, ele incitaria a busca por outros alimentos.
Ou seja, abusar das latinhas pode abrir o apetite e, no fim das contas, somar quilos na balança.
Para complicar, já se sabe que os adoçantes são capazes de potencializar o armazenamento das calorias vindas das refeições. É que, ao sentir o sabor deles, a língua manda um sinal à cabeça, que prepara nossas células para receber energia. Se ela não vem, tendemos a absorver mais as calorias dos alimentos que ingerimos junto com a bebida, ou seja, a tendência é maior de comermos mais e bebermos mais refrigerante.

ALIMENTOS INTEGRAIS AJUDAM A EMAGRECER

integrais
O fato de ser integral não faz perder peso. Esses alimentos são mais saudáveis, têm mais minerais, mas possuem a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal.
Os integrais possuem muitas fibras e isso reflete diretamente na sensação de saciedade. As fibras nem sempre são digeridas e absorvidas, ou seja, ficam presentes no estômago. Com a sensação de saciedade, a pessoa vai comer menos! Por isso, os produtos integrais ajudam em uma possível perda de peso.

A ÚNICA MANEIRA DE EMAGRECER É PASSANDO FOME

dieta da fome
A prática do jejum é mais comum do que pensamos, principalmente em uma medida drástica para perda de peso rápida ou questões religiosas. Ficar em jejum pode ser benéfico, mas a maioria das vezes causa diversos males. Quando ficamos sem comer o corpo libera endorfinas e adrenalinas, fazendo-nos sentir bem, porém quando há queda dos hormônios que nos dão sensação de prazer, nos sentimos enjoados, tontos e com fraqueza.
Obviamente que a dieta de jejum tem benefícios como degradação de resíduos tóxicos no corpo, diminuição de gases, queima de gordura, porém, a pessoa que decidir manter o jejum deve ter uma rotina constante, com horários estabelecidos e refeições balanceadas, para que a fome momentânea não estrague o período jejuado.
Os malefícios podem aparecer todos os dias como gases, tontura, irritabilidade, cansaço, apatia, desmaios, perda de massa muscular e ganho de gordura corporal.
Então, antes de decidir se quer ficar de jejum um dia ou outro, consulte um profissional para que haja uma estratégia de emagrecimento que mais combine com a o seu estilo de vida e rotina.

 

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