TIM espaço mulher

Menu

Musculação

Mitos e verdades da musculação feminina

A musculação feminina é uma das atividades físicas que mais cresce nos últimos anos e as mulheres estão incluindo essa prática no condicionamento físico quase na mesma frequência que os homens. Cada vez mais, as mulheres estão ganhando consciência de que a musculação não as torna uma montanha de músculos como muitos ainda pensam, mas fortalece o corpo e é uma atividade física essencial em qualquer fase da vida.

Porém, ainda existem muitos medos e conceitos equivocados sobre a prática da musculação e a gente te ajuda a saber o que é mito e o que é verdade, veja abaixo:

– Malhar muito engorda.
Mito. O músculo é mais denso então ocupa menos espaço, mas há mulheres que acreditam que adquirindo músculos estarão acrescentando centímetros ao seu contorno corporal, aparentando mais peso. Músculo e gordura são tecidos bem diferentes. O primeiro é firme e bem definido e não mole e sem forma como a gordura. Conforme o tecido mais magro se desenvolve, aumenta o potencial de queimar gordura. Sendo assim a musculação melhora e modifica a forma do corpo, mas não engorda, pelo contrário: com treinos leves de musculação, pode-se eliminar cerca de 300 kcal/hora.

– Musculação evita osteoporose
Verdade. Ela produz estímulos que desencadeiam reações químicas sobre os ossos, fazendo com que se absorva melhor o cálcio, o que contribui para a boa formação da massa óssea e evita fraturas.

– Musculação deixa a mulher com corpo de homem.
Mito. Não é verdade que a prática da musculação torna a mulher muito musculosa, com um corpo masculinizado porque as mulheres em geral não produzem quantidades significativas de testosterona.

– Malhar ajuda a diminuir o colesterol.
Verdade. Isso ocorre devido ao gasto de energia, já que aumenta o calibre das artérias, o fluxo sanguíneo fica mais forte e assim carrega os resíduos de gordura das artérias.

– Musculação faz perder flexibilidade.
Mito. Mas o exercício precisa ser feito adequadamente, as mulheres precisam optar por níveis de resistência menores que os homens. Sendo assim, a flexibilidade até aumenta!

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!