TIM espaço mulher

Menu

Musculação

Musculação na gravidez: pode ou não?

Muito se especula sobre a prática da musculação durante a gravidez, mas especialistas advertem: ela está liberada. Desde que os exercícios sejam moderados, sem impacto e não sobrecarreguem a coluna, a atividade só apresenta benefícios à saúde da futura mamãe e do bebê.

Para escapar da vida sedentária, que apenas garante gordurinhas extras ao longo dos nove meses e problemas na coluna, as gestantes podem aceitar confiantes o desafio de, mesmo com o barrigão, se shutterstock_77367070renderem à musculação, caminhada, natação, hidroginástica e alongamento. Todas as atividades necessitam do acompanhamento de um profissional especializado para orientar e monitorar a frequência cardíaca, mas apresentam excelentes resultados quando executados corretamente e sem exageros.

É o medo dos quilinhos indesejáveis adquiridos no decorrer da gravidez, que leva mulheres a procurar academias e encarar atividades físicas para manter a boa forma, na medida do possível, e contribuir para um parto tranquilo. O melhor momento para abandonar a preguiça e exercitar o corpo é após o terceiro mês de gestação, podendo ser prorrogado, conforme a saúde da mulher, até o nascimento do filhote. Antes deste período é recomendado evitar esforço físico, pois o bebê está se fixando no útero e a mãe ainda se adaptando, além de ser considerada uma época propícia ao aumento do risco de abortos espontâneos.

A musculação fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gravidez, principalmente das pernas e das costas, melhorando a postura e aliviando as dores lombares causadas pela inclinação do quadril. Manter-se ativa fisicamente ajuda no controle de peso da mãe, promove o bem estar e contribui até para uma melhor recuperação pós-parto. O exercício apenas é contraindicado em casos relativos como obesidade, histórico de trabalho de parto prematuro, anemia e diabetes.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!