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Musculação

Musculação: 5 erros mais comuns

Você finalmente se animou e começou a malhar. Está ansiosa para ver os resultados, empolgada com o ambiente da academia e está inclusive pensando em malhar mais um pouco – vai que acelera o processo? Para não cair em alguns erros, listamos os 5 mais comuns, assim você mantém a empolgação, mas sabe direitinho o que evitar para não comprometer o resultado que você tanto espera – e até mesmo a sua saúde.

1. Fazer milhares de abdominais por dia diminui mais rápido a barriga: o excesso de exercícios localizados para o abdômen não diminui medidas, embora tonifique a região. A queima calórica com esse exercício é pequena, então é necessário combinar outras atividades para ter o resultado esperado e não aumentar a quantidade de abdominais.

shutterstock_1558475182. Malhar sem comer nada antes queima mais calorias: esse erro é comum e não faz bem, já que o organismo irá utilizar a massa muscular como fonte de energia, em vez de queimar gordura. A médio e longo prazo, esse processo vai queimar cada vez menos calorias, e você passará a não emagrecer. O ideal é fazer uma refeição leve antes do treino.

3. É excelente ficar, pelo menos, 2 horas na academia: até completar 50 minutos de exercícios intensos, o nível de testosterona se mantém elevado, enquanto o hormônio cortisol, responsável pelo estresse, decai. A partir de 50 minutos, a taxa de cortisol aumenta muito. Isso indica que o estímulo ao acúmulo de gordura aumenta, principalmente na barriga, e a massa muscular começa a ser perdida. A melhor opção é ficar cerca de 30 minutos praticando exercícios, 5 vezes por semana, para ter o mínimo de saúde e qualidade de vida.

4. Dores por causa da musculação são sinal de que ela está funcionando: na verdade, o treino até deve ser desafiador, mas não pode deixar a pessoa exausta a ponto de não conseguir executar tarefas simples do dia a dia. As dores são sinal no corpo de que algo não vai bem, então não as ignore! A dor tardia, que é sentida depois que o exercício é praticado, pode significar um processo inflamatório ou mesmo lesões.

5. Quando o peso estiver sendo levantado sem sacrífico, é hora de aumenta-los sem consultar o professor: essa é mais uma ideia que pode te causar problemas. Levantar mais peso do que está previsto na série personalizada não significa que você esteja superando limites de forma saudável. Só o professor que te acompanha poderá dizer se você já está preparado para mudar de nível. Fazer isso sem acompanhamento correto pode levar a lesões.

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