TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Medicina Natural: ACUPUNTURA

Dentre as técnicas mais reconhecidas de medicina natural e alternativa, umas são mais difundidas e reconhecidas e outras não possuem validação cientifica. Você conhece todas elas? Aqui vamos falar sobre as principais correntes e saber o que a ciência diz de cada uma. Hoje começamos com acupuntura:

O que é?
Uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Sua base filosófica indica que esses pontos afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (chamados meridianos) que se espalham pelo corpo. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O que a ciência diz?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona, contudo no Brasil, ela só deve ser utilizada como forma complementar do tratamento clínico, isto é, daquele orientado pelo médico.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!