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Musculação

Malhação: ao ar livre ou na academia?

Se você acha que a única maneira de sair do sedentarismo e manter o corpo em forma é se matriculando em uma academia, está errada! Para praticar exercícios e ganhar alguns músculos, basta querer! Com os cuidados certos, é possível praticar exercícios físicos também ao ar livre. Para te ajudar a escolher o lugar que mais se encaixa aos seus gostos e à sua rotina, montamos uma lista com vantagens, desvantagens e cuidados de cada opção.

Mas, antes de escolher qualquer maneira de se exercitar, é fundamental fazer uma avaliação física com profissional médico. Essa precaução é exigida pelas academias, que também oferecem esse serviço por meio de treinador interno.

Além dessa liberação inicial, usar roupas confortáveis e equipamentos adequados, fazer aquecimento e alongamentos e não descuidar da hidratação são atitudes importantes que devem ser tomadas tanto na rotina esportiva por conta própria como nos treinos indoors.

Ao ar livre
Os períodos mais recomendados para o treino ao ar livre são antes das 10 horas e depois das 16 horas. Já quem prefere a noite, deve prestar atenção à iluminação local e aos possíveis desníveis no terreno. Vale lembrar que é nesse momento que o problema da poluição se agrava, pois, devido ao acúmulo durante todo o dia e aos congestionamentos de fim da tarde, existe maior concentração de gases poluentes.

Assim que escolher um local e um horário, chega o momento de se preparar para a prática em si. Dedique-se aos alongamentos (mesmo que doam nas primeiras vezes) e invista nas modalidades aeróbicas de intensidade leve, nos exercícios respiratórios e de relaxamento e nos treinamentos de resistência para manutenção do condicionamento muscular.

Pedalar é uma ótima opção! Quem prefere caminhada ou corrida ao ar livre, em vez de ficar restrito à esteira, vai ter mais trabalho para entender os sinais do corpo e lidar com diversos fatores, como as irregularidades do piso, as mudanças de clima, subidas e descidas, entre outros aspectos.

Se for usar os aparelhos de condicionamento, cada vez mais comuns em áreas públicas, fique atenta. Utilizá-los de maneira inadequada pode provocar fadiga em excesso ou lesões. Por isso, leia atentamente as instruções e siga-as corretamente.

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Na academia
O agito, os diferentes tipos de aulas (musculação, spinning e natação, por exemplo) e de aparelhos e a proteção da chuva, do calor e do frio são alguns dos diferenciais. Outros benefícios: a presença de espelhos, que ajudam na manutenção da postura corporal correta, e a infraestrutura (banheiros, vestiários, estacionamento etc.).

Além disso, você tem a ajuda de profissionais para atividades que necessitem de instruções, como lutas, musculação, natação, pilates e ioga. O educador físico controla a intensidade dos exercícios, corrige movimentos e está sempre à disposição para tirar dúvidas, o que é uma vantagem enorme de se matricular em uma academia.

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