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Leite hidrata mais que água, quem diria!

Todo mundo já ouviu dizer que a melhor bebida que existe é a água e que para nos mantermos hidratados é preciso beber pelo menos 2 litros (ou 8 copos) por dia. Outro conselho comum é evitar bebidas com cafeína e álcool, que são diuréticos e, se consumidos em exagero, podem desidratar demais o corpo.

Mas, ao que parece, nem tudo o que se diz ou se pensa sobre a hidratação saudável parece estar certo. É que como na área da saúde nunca é demais questionar e rever conceitos, os cientistas estão sempre fazendo novas pesquisas. E aí que até agora ninguém conseguiu comprovar esses tais 8 copos de água por dia. Muito menos que café desidrata. Então, afinal, o que a gente deve fazer para se manter hidratado?

Um estudo recente da Escola de Desporto, Exercício e Ciências da Saúde da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, criou um “índice de hidratação.” Em outras palavras, eles mediram várias bebidas para mostrar o quão bem o corpo é hidratado por cada uma delas. No teste, tinha de tudo: de espumante e água até refrigerante, bebida esportiva (tipo Gatorade), suco de laranja, cerveja, café, chá preto (quente e frio), leite (desnatado e integral) e até aqueles soros de reidratação vendidos para crianças com diarreia prolongada.

Apesar de ter sido patrocinado em parte pelo Instituto Hidratação Europeia, que é financiado pela Coca-Cola (daí incluírem refrigerantes nos testes), o estudo mostrou que a bebida que melhor hidrata o corpo é o leite (ambas as versões) e o soro infantil. Quem diria, hein?

Leite: a bebida hidrata mais que água, diz pequisa

Leite: a bebida hidrata mais que água, diz pequisa

Ou seja, se a indústria tinha interesse em usar os dados em alguma campanha de marketing o tiro saiu pela culatra. Os tônicos esportivos, fabricados e comercializados especificamente para reidratação, no fim das contas, não fazem nada demais – funcionam menos do que a água.

Ah, outra conclusão interessante do estudo: as bebidas consideradas diuréticas (em outras palavras, que fazem você urinar mais) não levam o corpo a perder mais água necessariamente. Pelo menos não a cafeína, nem do chá nem do café, nem a cerveja.

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