TIM espaço mulher

Menu

Saúde

Insônia? Conheça os principais ladrões de uma noite bem dormida

insônia

Considerando que um ser humano normal passa cerca de um terço de sua vida dormindo, podemos de cara perceber a importância deste tema. Mais do que isso, quem não sabe o peso no dia-a-dia de uma noite mal dormida?
Agora, se esse está sendo um problema constante para você, vale a pena investigar o que pode estar por trás da insônia. A seguir, listamos os principais (ainda que não todos) vilões ou “ladrões” de uma boa noite de sono:

Ansiedade

Em geral é responsável pela insônia inicial. Dificuldade para iniciar o sono. O clássico rolar de um lado para o outro com aquela tempestade mental de problemas e nada de dormir.

Depressão

Também um problema do emocional e podendo vir junto com a ansiedade, costuma estar mais relacionado a insônia terminal, ou seja, despertar precocemente e não conseguir mais iniciar o sono.

Problemas cardíacos

Podem fazer com que levantemos no meio da noite para urinar ou pela própria falta de ar que ocorre no meio da madrugada.

Diabetes

A palavra vem do grego e quer dizer “sifão”, justamente porque a pessoa faz muito xixi e, inclusive no período noturno, obviamente, atrapalhando o sono.

Refluxo gastresofágico

A manifestação mais comum ocorre quando se fica na horizontal e é a de queimação na parte alta do abdômen ou mesmo na região anterior do tórax. Mas também pode se manifestar por tosse, gosto azedo na boca ou a sensação de que o alimento retorna sem avisar.

Má circulação

Pernas inchadas durante o dia implicam no retorno desse inchaço para a circulação quando se fica na horizontal. Isso resultará numa maior produção de urina no período noturno e despertares para ir ao banheiro.

Apnéia do sono

Quem sofre dela, pode dormir até demais, mas o sono não é de qualidade. Ocorre que a respiração é interrompida no momento de maior relaxamento do sono e para que não se cesse a respiração o corpo sofre um microdespertar, que não é percebido conscientemente. Mas o sono nunca se aprofunda e não é mais reparador. Obesidade tem sido a principal causa desta doença em essa doença é uma das principais causas da dificuldade de se emagrecer!

Cada um dos problemas citados acima seria pauta para um ou mais artigos, mas o mais importante é saber que todos eles têm tratamento e podem melhorar muito o sono e conseqüentemente a qualidade de vida de quem está com algum distúrbio do sono. Aborde a questão com o seu médico.

Crédito foto: Shutterstock

Clínico geral, professor e geriatra da USP, Hospital das Clínicas, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês. Criador do Projeto Mente Turbinada.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!