TIM espaço mulher

Menu
canada goose sale canada goose outlet http://www.skjer.nl http://www.anneshealinghands.nl http://www.canadagoosestore.be/

Saúde

Inibidores de apetite: conheça os riscos e os benefícios

inibidores de apetite
(Foto: Shutterstock)

Recentemente, os inibidores de apetite (sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol) foram liberados para a venda no país pelo Senado. O uso dessas substâncias inibidoras de apetite havia sido restringido e, em alguns casos, até proibido no ano de 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição da Anvisa estava relacionada à falta de estudos de segurança de longo prazo.

As anfetaminas (anfepramona, femproporex e mazindol) são classificadas como anorexígenos, ou seja, diminuem a vontade de comer. Esta classe é efetiva na perda de peso, como efeitos colaterais pode levar à irritação e insônia. Nos casos mais graves pode haver uma redução da eficácia do efeito e dependência, portanto é fundamental o acompanhamento médico frequente.

A sibutramina é um sacietógeno, ela aumenta a saciedade (maior satisfação ao comer). Pode ser utilizada hoje em dia com algumas precauções. Sua eficácia tende a ser menor que das anfetaminas, porém, os resultados variam de pessoa para pessoa. Seus efeitos colaterais incluem palpitação, aumento da pressão arterial, boca seca e irritabilidade. Devem ser evitadas em pessoas com hipertensão arterial, diabetes associada a outras doenças e pessoas com mais de 65 anos de idade.

Com a lei, cabe agora aos laboratórios farmacêuticos comprovar a eficácia e segurança em longo prazo para promover a volta da comercialização das anfetaminas no país. No momento, no Brasil há uma carência de medicações para a perda de peso e é positiva a volta desses inibidores de apetite ao mercado. O tratamento para obesidade envolve vários aspectos e o uso de medicações para auxiliar a perda de peso se faz importante em alguns casos. É dever do médico decidir com o paciente qual seria a melhor opção em cada caso.

Endocrinologista do Hospital Sírio Libanês

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!