TIM espaço mulher

Menu

Vida a dois

Homens e mulheres envelhecem diferente

Muito se fala que, ao longo da vida, homens e mulheres amadurecem em velocidades diferentes, sendo que elas parecem evoluir bem mais rápido que eles. E quando começamos a envelhecer, será que o ritmo se mantém? O que se sabe é que cada sexo possui ritmos diferentes de envelhecimento, veja como isso afeta diretamente você e seu companheiro:

– Longevidade: mulheres vivem, em média 5 anos mais que do que os homens, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Existem vários motivos para isso: alguns estudos sugerem que o cromossomo Y estaria ligado a maior incidência de doenças como o câncer, por exemplo. Outras teorias sugerem que homens sofrem mais estresse que as mulheres, o que os leva a viver uma vida com mais desgaste e doenças e tem quem acredite que mulheres controlam mais e melhor a saúde que os homens.

– Hormônios: tanto os homens como as mulheres experimentam algumas mudanças sexuais com a shutterstock_296415707idade. Para as mulheres, acontece a menopausa, ao redor dos 50 anos, que é quando ela para de menstruar e os ovários deixam de produzir o hormônio estrogênio. Os sintomas comuns ou efeitos colaterais são ondas de calor, fadiga e menor libido. Para os homens, o envelhecimento não traz mudança tão repentina como para as mulheres. É mais gradual, com os níveis de testosterona diminuindo lentamente ao longo do tempo – um processo chamado de andropausa. Os níveis de testosterona caem 1%, em média, a cada ano depois dos 30o que pode causar disfunção erétil, diminuição da libido e até mesmo mudanças nos padrões de sono. Mesmo assim, os homens seguem férteis até a velhice.

– Pele: não é à toa que a indústria da beleza tem como alvo as mulheres: a pele masculina é realmente menos suscetível aos sinais de envelhecimento. Eles tem mais densidade de colágeno, uma textura de pele ligeiramente mais áspera e uma hidratação constante natural. A pele da mulher sofre com os sinais de envelhecimento de forma brusca durante a menopausa e depois se estabiliza. Já no caso dos homens, o ritmo é mais estável.

– Cabelos: homens e mulheres tendem a perder cabelo, mas a calvície afeta mais homens do que mulheres. Estima-se que metade de todos os homens mostram alguma perda de cabelo perto dos 50 anos. Normalmente, a perda de cabelo hereditária acontece antes, por volta dos 40. Embora raro, as mulheres podem também ter calvície, mas geralmente o que acontece é simplesmente o cabelo ficar mais fino com o tempo.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!