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Meditação

Guia prático para começar a meditar em casa

Já sabemos que meditar por apenas 5 minutos por dia pode fazer milagres pela sua saúde física e mental. Redução do estresse, melhora na pressão arterial, melhora no poder de concentração, mais qualidade do sono, além da tão sonhada paz de espírito são alguns dos benefícios mais comuns dessa prática.

Com um pouco de disciplina e persistência, é possível vencer os desafios do começo e trilhar um caminho consistente para o autoconhecimento e controle da ansiedade. Além disso, a meditação ajuda no filtro e organização de prioridades dos nossos pensamentos, fazendo que com estejamos mais focados e objetivos na vida.

Para começar a meditar, siga as dicas:

Local
Qualquer lugar serve, mas, no começo, é interessante escolher um em que você fique confortável para sentar, limpo e silencioso. Escolha um local em que você não será interrompido e desligue telefones celulares, alarmes etc. Pense que serão minutos de entrega total.

shutterstock_296440706Posição
Você deverá ficar sentada, com a coluna alinhada – para que a energia flua melhor – pernas cruzadas (esquerda sobre a direita), ombros alinhados e queixo para dentro. Se preferir sentar sobre uma almofada ou banquinho específico, também pode (veja aqui mais sobre acessórios para meditação)

Respiração
Sentir a respiração é essencial e o passo número um para começar a meditar bem. Para começar, não há uma técnica específica, apenas a orientação de prestar muita atenção no ar entrando e saindo do seu corpo, além da indicação de respirar lenta e profundamente.

Olhos
É importante não fechar totalmente os olhos para evitar a sonolência. Para uma boa sessão de meditação, você precisa estar alerta e sem perturbações como o sono.

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