TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

Glúten: vilão ou mocinho?

Normalmente encontramos nas embalagens de diversos alimentos as informações “Contém Glúten” ou “Não Contém Glúten”, mas muitas vezes não sabemos do que se trata e nem os efeitos que ele pode trazer.

“O glúten é uma substância criada a partir da mistura de algumas proteínas encontradas em muitos cereais, como o trigo, cevada, aveia e centeio e muito se especula sobre o que essa substância pode trazer de bom ou ruim”, explica a nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho.

O consumo de glúten é um tema polêmico e algumas pessoas devem evitá-lo. O organismo de portadores de doença celíaca, por exemplo, não produz a enzima responsável pela quebra do glúten, a transglutaminase. Desta forma a proteína não é absorvida de forma correta, causando enjoos, estufamento do abdome e outras consequências que podem levar o indivíduo a um processo inflamatório, assim como pessoas com problemas de alergias.

shutterstock_142037104

Em função dos malefícios do glúten para determinados indivíduos, entrou em vigor a a Lei nº 8.543, em 1992, que determinou a inclusão da frase “Contém Glúten” nas embalagens de alimentos feitos a base das proteínas. Além de problemas específicos para determinados indivíduos, algumas dietas também afirmam que a retirada do glúten da alimentação pode ajudar no emagrecimento e perda da temida barriguinha.

De acordo com Paula, “o glúten não precisa ser abolido da alimentação. Para eles, a proteína não está diretamente ligada à obesidade, o que acontece é uma tendência natural a evitar o consumo de determinados carboidratos. Apenas a diminuição da ingestão é suficiente para o recebimento de alguns benefícios, como a redução do inchaço no corpo, já que um cardápio balanceado é o ideal para a perda de peso”.

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!