TIM espaço mulher

Menu

Saúde

Fogacho, insônia, perda do desejo sexual… como aliviar os sintomas da menopausa?

Ondas de calor, suores noturnos, depressão, ganho de peso, insônia, redução da libido, queda de cabelo, secura vaginal, cansaço… a lista de sintomas é grande e, mesmo que uma mulher não sinta todos eles, em geral os poucos que aparecem são suficientes para causar desconforto e até, em alguns casos, atrapalhar a qualidade de vida.
A menopausa é a fase que geralmente acontece por volta dos 50 anos, em que os ovários param de produzir hormônios e, consequentemente, chega ao fim o ciclo de ovulação e menstruação. O conjunto de sintomas dessa fase da vida é chamado de climatério.
Para aliviar o desconforto desses sintomas, existem algumas medidas e a mais famosa e também mais controversa delas é a reposição hormonal. Como quase tudo na vida, ela tem seus prós e seus contras.
O principal ponto a favor da reposição é o fato de ela agir diretamente sobre os problemas do climatério, podendo até ajudar a mulher a passar imune a por essa fase.
Já os pontos contrários são o aumento do tempo de exposição aos hormônios e, com isso, uma maior chance de tumores relacionados ao estrógeno, como o de mama e o do endométrio, e um aumento da quantidade de casos de trombose.
Alternativas a reposição hormonal são a boa e velha atividade física regular, com eficácia variável, mas com certeza com o menor índice de efeitos adversos e com maior número de benefícios adicionais. Tratamentos com fitoterápicos e algumas medicações da classe dos antidepressivos também mostraram bons resultados no controle de boa parte dos sintomas, em especial os fogachos (ondas de calor).
De qualquer forma, o mais importante de tudo é ter uma boa relação com o seu médico e debater cada uma das situações.

Timespacomulher-Assinatura-DrPauloCamiz

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!