TIM espaço mulher

Menu

Saúde

Existem 5 tipos de TPM: descubra qual é o seu

TPM

Você é daquele tipo – do qual faz parte a maioria das mulheres – que sofre com a TPM? Que todo mês já se prepara para aquela semaninha arrastada e sofrida, em que você fica irritadiça, chorosa ou com muita vontade de comer chocolate?

O pior é que, para algumas de nós, esse tormento só acaba no fim do período menstruação – apesar de o nome ser tensão pré-menstrual. A principal causa dele são as alterações hormonais pelas quais nosso corpo passa nessa época, pois elas interferem no sistema nervoso central.

Enfim, o fato é que existem os sintomas clássicos e mais comuns, como esses que citamos, mas também muitos outros – e nem todas as mulheres sentem os mesmos.

São tantas sensações que a medicina separou a tensão pré-menstrual em cinco tipos diferentes, que podem acontecer separadamente ou ao mesmo tempo nas mulheres. Conheça todos eles:

TPM Tipo A

O tipo A está relacionada com a ansiedade. Algumas mulheres têm uma queda do hormônio estrogênio, responsável por diminuir o estresse, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os principais sintomas são:

Ansiedade
Tensão
Dificuldade para dormir
Irritabilidade
Alterações de humor
Desatenção

TPM Tipo C

O tipo C está relacionado principalmente à compulsão alimentar. O nome vem do inglês, craving, que quer dizer desejo, gula. As mulheres que têm essa TPM normalmente têm desejo de comidas gordurosas e chocolate.

A explicação para este desejo “descontrolado” é que quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas do cérebro são ativadas, aumentando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior. Os principais sinais dessa TPM são:

Compulsão por doces ou salgados
Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes
Dores de cabeça

TPM Tipo D

A tensão pré-menstrual do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos. Estes sintomas são causados geralmente pela redução de serotonina. Os principais sinais dessa TPM são:

Raiva sem razão
Pouca concentração
Lapsos de memória
Baixa autoestima
Sentimentos violentos

TPM Tipo H

A TPM tipo H tem esse nome porque está relacionada à palavra “hidratação”. Ela está relacionada com a retenção de líquidos e suas consequências. Os principais sinais dessa TPM são:

Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)
Inchaço abdominal
Sensibilidade e inchaço em mamas
Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés

TPM Tipo O

Existem outros sintomas que também podem estar relacionados à TPM. Esses sintomas foram agrupados e classificados como tipo O – referente a “outros” sintomas. Entre eles estão:

Alteração nos hábitos intestinais
Aumento da frequência urinar
Calores repentinos (fogachos) ou sudorese fria
Dores generalizadas, incluindo cólicas
Náuseas
Acne e pele oleosa
Reações alérgicas
Infecções do trato respiratório

O TIM Espaço Mulher traz todos os dias o melhor conteúdo para você se manter informada. Aqui, falamos sobre moda, beleza, amor, sexo, culinária, saúde e tudo o que passa na cabeça das mulheres.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!