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Dicas Esportivas

Exercícios simples para evitar a LER

As Lesões por esforços repetitivos (LER) são distúrbios que afetam principalmente os músculos, nervos e tendões dos membros superiores. A LER é composta por um grupo de doenças relacionadas, entre elas a tão famosa tendinite.

Pessoas que passam muitas horas em uma mesma posição, ou muito tempo em pé ou sentadas trabalhando com movimentos repetitivos, podem sentir dor, formigamento, dormência e cansaço nas mãos, dedos, braços, ombros e pescoço. Esse distúrbio provoca dor, inflamações e pode alterar o funcionamento da região comprometida por causa do esforço que é feito no trabalho repetidas vezes.

Fazer exercícios direcionados é a melhor de evitar esse tipo de lesão. Veja dicas simples e fáceis de fazer no seu dia a dia. O ideal é para o que estiver fazendo e fazer essa série a cada hora e meia, aproximadamente:

– Flexão das pontas dos dedos: com a mão direita estendida, dedos juntos e palmas das mãos voltadas para baixo, force os dedos contra a palma da mão esquerda, mantendo a posição por alguns segundos, depois solte-os suavemente. Faça a mesma flexão nos dedos da outra mão.
shutterstock_323253173– Punhos: mantenha um dos braços estendidos. Dobre o punho para baixo com o auxílio da outra mão. Repita o mesmo com o outro punho.
– Rotação dos punhos: com os braços retos e para os lados, gire as mãos lentamente em círculo, trabalhando os punhos.
– Ombro: puxe com uma das mãos o cotovelo até sentir alongar a região posterior do ombro.
– Relaxar os ombros: Com os braços soltos e as mãos apontadas para baixo, faça um movimento giratório nos ombros para frente, por três vezes, e para trás, por três vezes também.
– Pescoço: Incline a cabeça para o lado, puxando-a com uma das mãos. Mantenha o outro braço esticado e com a mão estendida.

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