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Dicas Esportivas

Evite os exercícios durante as infecções de inverno

Em pleno inverno, sabemos que as grandes variações de temperatura e aquela chuva que nos pega desprevenidos no fim do dia podem causar gripes ou resfriados, ou seja, infecção de vias aéreas superiores. E aí surge a dúvida: levantar para ir para a academia, esperando que seja só um resfriadinho bobo ou ficar quieta na cama esperando passar?

shutterstock_290898827O ideal mesmo é esperar. Você precisa dar ao seu corpo o tempo e tratamento necessários para que ele
se recupere. É importante poupar a energia que seria gasta nas atividades propostas, evitando agravar uma condição transitória e atrasar a sua recuperação. O comprometimento da defesa forçando um gasto energético na atividade física pode favorecer infecções por bactérias oportunistas. Você pode trocar a simples gripe por uma amidalite, ou mesmo uma pneumonia. Estas infecções mais graves impõem uso de antibióticos e o tempo de repouso será mais prolongado, atrasando ainda mais o seu retorno às atividades físicas.

Insistir com exercícios nessas situações é criar condições para que ocorram complicações que custarão muito mais do que dois ou três dias de treinamento. O melhor a fazer, portanto, é curtir a gripe. E ao retomar o treino, o ideal é faze-lo com cautela, diminuindo o volume semanal, para gradativamente chegar ao ritmo habitual. Se você interromper por uma semana, programe o retorno para duas semanas, por exemplo. E não desista de fazer exercícios! Eles só tem a oferecer melhoras para a sua saúde. Basta dar um tempo para seu corpo se recuperar das infecções e pronto.

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