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Entenda como funciona seu metabolismo

Muitas pessoas que querem emagrecer e garantir uma boa forma física já ouviram falar nos efeitos de um metabolismo lento ou rápido. Todo mundo sabe, por exemplo, que o metabolismo lento dificulta a perda de peso e é verdade que algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido que outras. Mas você sabe o que é o metabolismo e o que influencia sua velocidade? Veja a seguir:

Metabolismo – o que é mesmo?
O metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter funcionando. Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos, ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo. A taxa metabólica é influenciada por muitos fatores, tais como genética, idade, sexo, peso, altura, dieta e prática de exercícios. Por isso, existem pessoas que gastam mais energia do que outras, aquelas magras que comem de tudo e não engordam, por exemplo.

Metabolismo acelerado = boa forma
Essa equação não é tão simples, pois já sabemos que o metabolismo depende de fatores pessoais (como genética e sexo), mas há alguns outros que você pode controlar e garantir um bom funcionamento do corpo e um metabolismo sempre acelerado:

shutterstock_200570987– Músculos em alta: quanto mais músculos você tem, maior e mais rápido é o gasto calórico, independente de seu nível de atividade.
– Dieta balanceada: dar prioridade às proteínas e gorduras boas (como nozes, castanhas e azeite de oliva) é fundamental. Evite o açúcar e farinhas refinadas, que acabam retardando a digestão de outros nutrientes e não são capazes de manter o metabolismo funcionando a todo vapor por muito tempo.

– Frequência das refeições: o tempo entre uma refeição e outra é importantíssimo. Quanto maior o tempo, mais lento fica o metabolismo, pois ele entende que precisa poupar energia.
– Atividades físicas: fundamental para manter o metabolismo acelerado. O ideal é combinar exercícios aeróbicos com a musculação ou ginástica localizada. É importante que a atividade física seja regular, afim de manter uma ação metabólica contínua (e com alimentação adequada que acompanhe o gasto calórico).
– Hidrate-se: a maioria das funções do corpo só é possível pela presença de água. Ela favorece o metabolismo, acelerando-o.
– Idade: a partir dos 30 anos, o metabolismo fica naturalmente mais lento. Se você já passou dessa idade, é hora de focar ainda mais no controle alimentar e na prática regular de atividade física para dar uma ajudinha ao metabolismo.

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